Universidade chilena supera USP em ranking na América Latina

Universidade chilena supera USP em ranking na América Latina

Universidade chilena supera USP em ranking na América Latina

A Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC), situada em Santiago, desbancou a Universidade de São Paulo (USP) no ranking das 10 melhores instituições de ensino superior da América Latina. A lista foi divulgada pelo Quacquarelli Symonds (QS), especialista global em educação, na última quarta-feira (02).

Enquanto a USP é uma instituição pública, a UC é particular, com mensalidades que variam conforme o curso. A USP disponibiliza cerca de 185 cursos de graduação, ao passo que a UC oferece 70.

De acordo com o QS, além das 10 primeiras colocadas, 58 universidades estrearam no ranking, a maioria delas do Brasil. Contudo, a universidade estreante com a melhor colocação é a University of the West Indies St Augustine, de Trinidad e Tobago, ocupando a posição 127º. A Unesp do Brasil teve o movimento ascendente mais significativo no Top 10, subindo duas posições para o sexto lugar, empatando com a Universidade do Chile.

O Brasil conta com o maior número de universidades ranqueadas este ano, totalizando 130.

Ranking das 10 melhores universidades da América Latina

  • 1) Pontificia Universidad Católica de Chile
  • 2) Universidade de São Paulo
  • 3) Universidade Estadual de Campinas
  • 4) Tecnológico de Monterrey
  • 5) Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • =6) Universidad de Chile
  • =6) UNESP
  • 8) Universidad de los Andes
  • 9) Universidad Nacional Autónoma de México
  • 10) Universidad de Buenos Aires

Ensino Superior de Qualidade

A UC já formou mais de 90 mil alunos desde sua fundação, entre eles dois presidentes chilenos: Eduardo Frei Montalva, que ocupou a presidência de 1964 a 1970, e Sebastián Piñera, que foi presidente do Chile em duas ocasiões (2010-2014 e 2018-2022) e formou-se em Economia.

Em entrevista ao Portal iG, Ana Valentina Navarro, aluna do último ano de Jornalismo da UC, compartilhou sua experiência na instituição. Segundo Ana, o ensino da Pontifícia Universidade Católica do Chile é de excelência. No curso de Jornalismo, os professores são altamente qualificados, sendo a maioria jornalistas reconhecidos no país. "As instalações são extremamente modernas e estão em ótimo estado, oferecendo estúdios de rádio e TV que estão no mesmo nível de alguns veículos de comunicação."">

Segundo a estudante, a universidade conta com uma estrutura excelente, com boas salas de estudo e ótimas bibliotecas que proporcionam uma aprendizagem efetiva. "Dentro da universidade há muitos espaços onde você pode tomar um café, então, afinal, tudo isso te permite ter uma qualidade de vida melhor e, consequentemente, estudar melhor." Ana explicou que a UC tem a presença de muitos políticos chilenos. "Não sei se você sabe, mas na universidade há muitos políticos que também são responsáveis por cuidar do país. Então, no fim das contas, é como se fosse uma sociedade dentro da própria universidade, com potencial em todos os aspectos para que cada um alcance o seu melhor." Para Ana, o prestígio e a possibilidade de receber bons salários após concluir a graduação foram os principais motivos que a levaram a escolher a Pontifícia Universidade Católica do Chile para cursar jornalismo.

História da Pontifícia Universidade Católica do Chile

A Pontifícia Universidade Católica do Chile foi fundada em 1888 pelo arcebispo de Santiago, Monsenhor Mariano Casanova. Segundo o site da Quacquarelli Symonds, o objetivo da UC sempre foi proporcionar uma educação sólida com base na ciência, nas artes, humanidades e na moral católica. "Assim, a universidade busca que seus estudantes estejam não apenas preparados técnica e cientificamente, mas também abertos a diferentes realidades humanas e às responsabilidades sociais e pessoais envolvidas no desenvolvimento completo de uma sociedade. Ao longo da história da universidade, esse primeiro objetivo tem sido continuamente alcançado." Em 1930, a UC recebeu do Papa Pio XI o título de "Pontifícia", um reconhecimento honorífico dado a instituições de ensino católicas devidamente reconhecidas e ligadas diretamente à Santa Fé.

Os primeiros cursos criados em 1889 eram ministrados por 10 professores para 50 alunos no Círculo Católico e correspondiam à Faculdade de Direito e ao bacharelado em Matemática. Este último deu origem, anos mais tarde, aos cursos de Engenharia e Arquitetura. Com o tempo, foi criada a tradicional Escola de Letras e, entre 1920 e 1953, foram inauguradas as faculdades de Arquitetura, Comércio, Filosofia, Ciências da Educação, Artes Plásticas e Ciências Biológicas. Desde então, a UC tem colecionado premiações nacionais e internacionais, consolidando-se como referência no ensino superior na América Latina.