Frequência Ideal de Banhos e Tosas para Pets
07/10/2025, 13:36:00Frequência de Banhos e Tosas para Seu Pet
Olá, gente! Quem cria bichinho de estimação muitas vezes fica na dúvida com relação à quantidade de banhos que o pet deve tomar durante o mês. Porém, é importante pontuar que a frequência do banho e da tosa varia conforme o tipo de pelo e o estilo de vida que o bichinho leva.
Em conversa com a médica veterinária Dilane Costa, ela explicou sobre a diferença entre cães de pelo curto e longo. Segundo ela, cães de pelo curto, como beagle e pinscher, podem tomar banho a cada 15 a 30 dias. Já os cães de pelo longo, como shih tzu e maltês, precisam de banhos semanais ou quinzenais, além de tosa a cada 30 a 45 dias.
“Já os cães com pelagem dupla, como husky siberiano, samoieda e chow chow, não devem ser tosados completamente, pois o pelo protege contra o calor e o frio. Para esses cães, o ideal é manter escovações frequentes, tosa higiênica e banho a cada 30 a 45 dias”, explicou a veterinária.
E quanto aos gatos? Podem, ou melhor, precisam tomar banho? Os gatos são naturalmente limpos, e tutores que têm dúvidas devem entender que gatos de pelo curto quase não precisam de banho, apenas a cada dois ou três meses, se necessário. Já os de pelo longo devem ser escovados com frequência e podem tomar banho de forma ocasional, conforme orientação veterinária.
Idade Ideal para Iniciar a Tosa
Preste atenção no que a médica veterinária Dilane Costa Filhotes disse: “Os filhotes podem fazer tosas higiênicas a partir de três a quatro meses, após completarem as vacinas básicas, apenas para higiene e conforto. A tosa completa deve ser realizada após o primeiro ano de vida, quando o pelo adulto já está totalmente desenvolvido. Tosas precoces podem prejudicar o crescimento e a textura do pelo”.
ATENÇÃO! O mais importante é manter o equilíbrio: nem banho em excesso, nem falta de higiene. Sempre use produtos próprios para pets e consulte o médico veterinário para definir o melhor cuidado para o seu animal.