Estado de emergência em SC devido ao avanço do mar

Estado de emergência em SC devido ao avanço do mar

Cidade de SC decreta estado de emergência após avanço do mar

Ressacas marítimas levaram a Prefeitura de Barra Velha, litoral de Santa Catarina, a decretar situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil do estado, o avanço do mar provocou erosão das orlas e danos à infraestrutura costeira, colocando em risco residências próximas à praia.
O decreto n°2.262/2025 foi publicado no domingo (5), e abrange principalmente a Praia da Península e a Praia das Pedras Brancas e Negras, que apresentam risco muito alto para edificações e infraestrutura próximas ao mar.
Segundo o coordenador municipal de Defesa Civil, Felipe Matos, o mar tem atingido áreas próximas às casas, tornando necessárias medidas emergenciais imediatas.
O decreto permite à prefeitura mobilizar recursos, executar obras emergenciais para conter os danos, reparar estruturas afetadas e mitigar os impactos de episódios como este que possam vir a acontecer futuramente.
Entre as ações previstas, estão obras de contenção costeira, reestruturação de orlas e a articulação com órgãos estaduais e federais para suporte técnico.
A situação de emergência terá vigência de 180 dias, período em que podem ser realizadas intervenções sem necessidade de licenciamento ambiental.
Em Florianópolis, doze casas e cinco postes foram atingidos pela ressaca nesta segunda-feira (6). Segundo a Defesa Civil do município, a maré alcançou recordes, com picos de 1,40 metro, especialmente na Praia dos Ingleses no Norte da cidade. Florianópolis não decretou situação de emergência até o momento.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas, o avanço do mar é uma das consequências das mudanças climáticas. O processo pode ter efeitos diretos sobre as populações, sistemas naturais e atividades econômicas.
A Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO estima que 900 milhões de pessoas vivem em zonas vulneráveis a inundações e erosão.
Ainda de acordo com o INPO, as principais causas do aumento do nível do mar são a expansão térmica da água e a perda de gelo continental.