Membro do PCC preso por assassinato de ex-delegado
06/10/2025, 17:33:16Quinto suspeito do assassinato
O quinto suspeito de envolvimento no assassinato do ex-delegado geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, foi preso nesta segunda-feira (6). Ruy Ferraz Fontes foi assassinado no dia 15 de setembro, em uma emboscada, em Praia Grande (SP), onde atuava como secretário municipal de Administração. Segundo as autoridades, o suspeito preso nesta segunda-feira (6), identificado como Felipe Avelino de Souza, conhecido como Mascherano, é membro do Primeiro Comando da Capital (PCC) e comandava o crime organizado na região do ABC Paulista.
De acordo com a polícia, Felipe foi condenado a 4 anos de prisão por tráfico de drogas em 2014, cumprindo dois anos e dois meses antes de ser liberado pela Justiça. Em 2017, ele foi novamente condenado a seis anos e dois meses de prisão por roubo qualificado e corrupção de menores, progredindo para o regime aberto em 2023.
Digital na cena do crime
Conforme informações do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, as digitais de Mascherano foram detectadas no Jeep Renegade que deu apoio aos executores do crime. "Sinais digitais e exames periciais apontaram, colocaram ele na cena do crime, o veículo com base nas investigações foi utilizado por alguns criminosos (...) algo que me parece para dar cobertura para aqueles indivíduos que eram realmente os atiradores", declarou Derrite, que anunciou a prisão do quinto suspeito em uma rede social. Ele destacou que a prisão ocorreu "após um intenso trabalho de inteligência em campo".
Investigações em andamento
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, em nota ao Portal iG, informou que a Polícia Civil, através do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), capturou o quinto suspeito do crime na região de Cotia, na Grande São Paulo. As investigações continuam em busca dos demais envolvidos no crime, conforme declarou a SSP/SP. Atualmente, dois investigados - Flávio Henrique Ferreira de Souza e Luiz Antonio Rodrigues de Miranda - permanecem foragidos. Outro homem procurado por participação no homicídio, Umberto Alberto Gomes, foi morto em confronto com policiais civis de São Paulo e do Paraná, em São José dos Pinhais. Além de Mascherano, já foram presos Dahesly Oliveira Pires, Luiz Henrique Santos Batista (Fofão), Rafael Marcell Dias Simões (Jaguar) e Willian Silva Marques.