Brasil registra 225 casos de intoxicação por metanol

Brasil registra 225 casos de intoxicação por metanol

Brasil registra aumento nos casos de intoxicação por metanol

O Ministério da Saúde informou, nesta noite de domingo (5), que o Brasil tem agora 225 registros de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, entre investigados e confirmados. As informações são enviadas pelos estados e consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). Em todo o país, ainda de acordo com o balanço atualizado da saúde, são 16 casos confirmados e 209 em investigação.

Sâo Paulo continua sendo o estado com maior número de notificações; 192 no total, sendo 14 confirmados e 178 em investigação. A maioria foi registrada na capital e região metropolitana, mas municípios do interior e da baixada santista também têm casos suspeitos.

Novas notificações e investigações

O Ceará notificou os dois primeiros casos suspeitos neste domingo, segundo a Secretaria de Saúde do estado, mas o Ministério da Saúde ainda está contabilizando apenas um. Oficialmente, conforme informações do CIEVS, são 13 estados com casos notificados: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará.

Notificações de óbitos

Quanto à notificação de óbitos, o país tem 15 registros, com dois óbitos confirmados no estado de São Paulo e 13 em investigação - 7 em São Paulo, 3 em Pernambuco, 1 no Mato Grosso do Sul, 1 na Paraíba e 1 no Ceará. As informações consideram os registros enviados pelos estados até às 16h deste domingo (5) e estão sujeitas a atualizações locais.

O aumento no número de casos de intoxicação por metanol é preocupante e faz parte de uma série de alertas das autoridades de saúde para evitar o consumo de bebidas alcoólicas clandestinas e potencialmente perigosas. É fundamental que a população fique atenta e denuncie situações suspeitas.