PRF realiza interdição do acesso ao Santuário de Aparecida

PRF realiza interdição do acesso ao Santuário de Aparecida

Interdição do Acesso pelo Km 71

Para evitar lentidão do tráfego na pista, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai novamente interditar o acesso ao Santuário Nacional de Aparecida pelo km 71, tanto no sentido Rio de Janeiro quanto no sentido São Paulo. Essa medida será implementada neste fim de semana, entre sábado (4) e domingo (5), das 7 às 13 horas, semelhante ao que ocorreu no fim de semana passado.

Motivo da Interdição

A interdição busca melhorar o fluxo de veículos em um trecho onde o portão principal de acesso ao Santuário está muito próximo da pista. As cabines de cobrança do estacionamento não são suficientes para atender a demanda dos romeiros, especialmente em outubro, mês em que ocorre um aumento significativo de visitantes por conta do dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro.

Resultados da Interdição Anterior

Na semana passada, essa interdição levou a um resultado considerado positivo, pois não houve registros de congestionamentos na entrada do Santuário. De acordo com um comunicado da PRF, essa estratégia será repetida, com ajustes visando minimizar o impacto no trecho denominado Av. Itaguaçú, na BR 488.

Acessos Alternativos

Os romeiros que chegam a pé ou de bicicleta terão acesso liberado pelo km 71 durante todo o dia. Para os veículos, o acesso à cidade de Aparecida será feito exclusivamente pela saída do Km 75 para quem trafega no sentido Rio de Janeiro. Já quem vem de São Paulo poderá utilizar a saída do Km 67, em Guaratinguetá, ou a saída do Km 74, em Aparecida.

Restrições de Veículos de Carga

Nos dias que antecedem o feriado de 12 de outubro, a PRF também está impondo restrições de tráfego para veículos de carga em trechos das BR 116, BR 459 e BR 488. Motoristas devem respeitar as orientações e limites de largura dos veículos.

Medidas de Segurança para os Romeiros

Essas ações fazem parte da Operação Santuário Nacional de Aparecida 2025, que foi oficialmente iniciada esta semana. O objetivo é garantir a segurança dos romeiros durante as festividades. Além disso, a concessionária da Via Dutra, a RioSP, lançou o Projeto Romaria Segura 2025, que inclui a instalação de placas e faixas ao longo da rodovia com mensagens de orientação para os pedestres, além de tendas de apoio aos romeiros.

No mês de outubro, milhares de devotos visitam o Santuário Nacional de Aparecida, que é o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina e o segundo do mundo, seguindo apenas a Basílica de São Pedro, no Vaticano.