Mural do Projeto Nise em Cores e Formas é concluído

Mural do Projeto Nise em Cores e Formas é concluído

Um novo atrativo para Penedo

A Marina de Penedo agora conta com um novo atrativo para moradores e visitantes: um mural produzido por usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Penedo e de Igreja Nova, municípios do Baixo São Francisco, como parte do Projeto Nise em Cores e Formas. A obra de arte foi finalizada na tarde da última sexta-feira, 03, reforçando a parceria entre o Governo de Alagoas e a Rede Alagoana de Artistas Visuais para a Saúde Mental, com suporte do deputado Paulão e da Prefeitura de Penedo, através das secretarias de Saúde e Cultura.

Reconhecimento e valorização

A ex-diretora do CAPS de Penedo e atual gestora da Secretaria Municipal de Saúde, Waninna Mendonça, parabenizou a equipe e destacou a conexão que se forma no dia a dia do setor, que atualmente atende 380 pessoas em Penedo. "É um orgulho muito grande para mim, enquanto secretária e ex-diretora de CAPS de Penedo, vê a quantidade de telas que foram produzidas nesse projeto. Nise, hoje, está muito feliz, muito alegre com tudo que vocês construíram", comentou Waninna sobre as obras que serão expostas ao público, juntamente com os trabalhos de outros municípios envolvidos.

A artista visual Marta Arruda, reconhecida como Mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas 2025 e coordenadora artística do Projeto Nise em Cores e Formas, também esteve presente para prestigiar o evento. Ela enfatizou a qualidade das obras criadas pelos artistas e informou que as telas de Penedo, além das de Arapiraca, Santana do Ipanema, Piranhas, Palmeira dos Índios e Maceió, farão parte de uma exposição que ocorrerá no shopping de Arapiraca e no Teatro Deodoro, em Maceió, em novembro.

Fomentando a cultura e a arte

Segundo Marta, as telas produzirão um acervo, proporcionando um estímulo para que esse trabalho continue, podendo ser exibido em eventos, museus e galerias de arte, conforme a decisão dos próprios CAPS. A Secretária de Cultura de Penedo, Teresa Machado, também destacou a importância do projeto. "Eu costumo dizer que Penedo é palco de grandes artistas, não só os locais, mas também os reconhecidos nacionalmente e internacionalmente que desejam fazer parte do nosso município", afirmou Teresa, que agradeceu o esforço de todos os envolvidos.

Divisão de experiências

Persivaldo Figueirôa, facilitador das oficinas em Penedo, compartilhou sua gratidão pela experiência. "Eu estou saindo com uma outra experiência de vida em tão pouco tempo. Ninguém se conhecia e a troca de energia foi maravilhosa, por isso estou muito grato. O CAPS esteve totalmente envolvido com esse projeto. Vivemos o espírito da Nise, com ensinamentos e aprendizados", afirmou ele, agradecendo à dona Maria Josenildes, que cedeu sua parede para a nova arte.

Maria, que viveu mais de 60 anos em seu imóvel, expressou satisfação com a nova decoração e instou outras pessoas a contribuírem, de forma solidária, ofereço um espaço para as artes. A pintura mural pode ser vista na orla do Barro Vermelho, na rampa ao lado da quadra de futevôlei, em direção à casa de esquina que abriga a obra.

Inspirado em Nise da Silveira

O Projeto Nise em Cores e Formas é inspirado na trajetória da psiquiatra alagoana Nise da Silveira, uma referência mundial em cuidados humanizados em saúde mental. O projeto ainda terá outras atividades até o final do ano. A fase Nise para Criança começa em 09 de outubro, às quintas-feiras, em Maceió, e as exposições das telas acontecerão em novembro, tanto em Arapiraca quanto na capital alagoana. A conclusão do projeto está prevista para dezembro, com uma apresentação especial do Ballet Maria Emília Clark no Teatro Gustavo Leite e com a animação do bloco Malucos Beleza, do Hospital Portugal Ramalho.