PF combate fraudes em concursos públicos em Alagoas

PF combate fraudes em concursos públicos em Alagoas

Operação da Polícia Federal

Uma quadrilha foi alvo de uma operação da Polícia Federal, nesta quinta-feira (2), suspeita de fraudes em concursos públicos. As decisões judiciais também foram cumpridas em Alagoas, Pernambuco e na Paraíba. Na operação, houve o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em Marechal Deodoro, na Região Metropolitana de Maceió.

Além disso, foram presas três pessoas em Pernambuco e na Paraíba, sendo duas no Recife e uma em Patos (PB). Segundo apurou a TV Globo, ao menos 16 pessoas estão envolvidas em fraudes a certames realizados no ano passado, e a operação foi denominada "Última Fase".

Fraudes em concursos de grande relevância

A quadrilha suspeita atuou em diversos concursos, incluindo o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2024, conhecido como o "Enem dos Concursos", além de certames das Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas, da Universidade Federal da Paraíba, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Os investigados foram excluídos dos processos seletivos, afastados dos cargos públicos já ocupados e poderão enfrentar acusações de fraude em certame de interesse público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público.

Mandados cumpridos e próximos passos

Os mandados de busca e apreensão foram realizados em diversas localidades: 12 mandados incluindo dois no Recife, dois em Olinda, dois em Jaboatão dos Guararapes, um em João Pessoa, um em Paulista, um em Araripina, um em Maceió e um em Marechal Deodoro (AL). Além disso, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e diversas medidas cautelares, como afastamento de cargos públicos e sequestro de bens.

As provas do CNU, que estão sob suspeita, serão aplicadas em outubro e dezembro.