Votação do projeto de isenção de IR na Câmara

Votação do projeto de isenção de IR na Câmara

Projeto de Isenção do Imposto de Renda

O projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda (IR) para pessoas com renda mensal de até R$ 5 mil será votado nesta quarta-feira, 1º, na Câmara dos Deputados. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), destacou em uma publicação na rede social X que este projeto é uma das prioridades de sua gestão e que busca garantir justiça social.

Ao compartilhar a confirmação da votação, Motta afirmou: "Hoje é um dia muito importante, inclui o projeto de isenção de Imposto de Renda na pauta de votação. A matéria sempre foi uma prioridade da minha gestão". Ele também enfatizou que a isenção do IR deve ser vista como um direito, e não como um favor do Estado. "É um avanço na justiça social do país, garantindo mais dinheiro no bolso de quem ganha até R$ 5 mil".

Arthur Lira (PP-AL), relator da proposta, afirmou que há um consenso quanto à ampliação da isenção, embora existam divergências sobre a compensação da renúncia tributária. Durante um almoço com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na terça-feira, 30, Lira mencionou que considerará sugestões de emendas, mas tende a manter o texto que foi aprovado na comissão especial em julho.

Importância da Isenção

A ampliação da isenção do Imposto de Renda é um passo significativo para garantir melhorias na qualidade de vida dos cidadãos que recebem salários mais baixos. Com a aprovação deste projeto, espera-se um alívio financeiro para muitas famílias, contribuindo para a justiça social e a dignidade do trabalhador.

É fundamental que os representantes do povo estejam atentos às demandas da sociedade e promovam políticas que realmente beneficiem aqueles que mais precisam. A proposta de isenção do IR é um reflexo dessa responsabilidade e da busca por um país mais igualitário.