Suspensão de voos no Santos Dumont afeta 162 operações

Suspensão de voos no Santos Dumont afeta 162 operações

Suspensão de operações no Santos Dumont

Por conta de um vazamento de óleo na pista, desde cedo as atividades foram interrompidas; não há previsão de retorno. A suspensão das operações no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (30), atingiu 162 voos nos períodos da manhã e da tarde. Até por volta das 17 horas, o aeroporto somava 80 voos de chegada e 82 voos de partida cancelados. Além disso, outros 14 voos foram desviados para o Aeroporto Internacional do Galeão. Os aeroportos de Congonhas (SP), Viracopos (SP), Confins (MG) e Brasília (DF) sentiram os impactos da paralisação.

Vazamento de óleo e suas consequências

A suspensão de pousos e decolagens foi provocada, segundo a Infraero, por um incidente ocorrido na noite de segunda-feira (29). Um veículo de serviço que fazia uma inspeção acabou espalhando óleo na pista, que atingiu a cabeceira da mesma. Por uma questão de segurança, todas as atividades do aeroporto foram interrompidas. Desde cedo, os passageiros aguardam uma definição, e o terminal foi ficando cada vez mais lotado ao longo do dia.

À tarde, chegou a ser cogitado o retorno das atividades às 14 horas, e depois às 17 horas, mas até o momento está indefinido. A Infraero afirmou que, tão logo foi identificado o vazamento, começaram os trabalhos para a liberação da pista, com a remoção do veículo e a limpeza da área atingida, utilizando desengraxante biodegradável. As operações de pouso e decolagem no Aeroporto Santos Dumont permanecem suspensas até a conclusão dos procedimentos de limpeza da pista.