Celebração marca os 174 anos da Santa Casa de Maceió

Celebração marca os 174 anos da Santa Casa de Maceió

A Santa Casa de Maceió e Sua História

A Santa Casa de Maceió celebra neste sábado (27) seus 174 anos de fundação. A comemoração foi antecipada para a sexta-feira (26), com uma confraternização no hall da instituição, que reuniu colaboradores, médicos e membros da Irmandade. Na ocasião, foi anunciada a retomada da festa de fim de ano da entidade, interrompida nos últimos anos por conta da pandemia de covid-19.

O Papel da Santa Casa na Comunidade

Durante a solenidade, o provedor da Santa Casa de Maceió destacou o papel histórico da instituição na vida dos alagoanos. "São 174 anos servindo à sociedade alagoana, dentro do espírito de São Vicente de Paulo, nosso padroeiro. Só temos a agradecer a esse corpo de colaboradores e médicos que realizam conosco um trabalho maravilhoso. Tivemos a oportunidade de anunciar a volta da festa anual de confraternização, um desejo antigo de todos", afirmou Humberto Gomes de Melo.

As Celebrações de Aniversário

As celebrações também incluíram missa solene na Capela São Vicente de Paulo, conduzida pelo arcebispo de Maceió, Dom Beto Breis, e pelo capelão da instituição, padre Cícero Lenisvaldo. A celebração eucarística integrou a programação da Festa de São Vicente, iniciada no dia 23.

No hall do hospital, o evento, que foi embalado por músicas tocadas no violino e violoncelo, contou ainda com um momento de parabéns coletivo e registros no totem fotográfico preparado especialmente para a data. A celebração contou com a união da Gestão de Pessoas, da Gerência de Marketing e da Gestão de Humanização da instituição.

Inovações Tecnológicas e Reconhecimentos

Fundada em 7 de setembro de 1851 pelo cônego João Barbosa Cordeiro, então pároco da capital alagoana, a Santa Casa de Maceió consolidou-se como referência nacional em segurança e excelência na assistência ao paciente.

Nos últimos anos, a instituição ampliou seu parque tecnológico com investimentos importantes, como a chegada do primeiro robô cirúrgico de Alagoas, o upgrade do Acelerador Linear, a aquisição de uma nova ressonância magnética e a compra do PET-CT, capaz de realizar cerca de 1.500 imagens em 3D do corpo inteiro em um único exame.

Em 2023, a Santa Casa foi recertificada com a Acreditação Internacional Qmentum, concedida pela Quality Global Alliance (QGA), além de receber o certificado de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), em parceria com a Epimed Solutions. O selo reconhece a eficiência e qualidade das cinco UTIs da instituição.

O hospital também acumula reconhecimentos de organismos nacionais e internacionais, como o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Unicef à Santa Casa Nossa Senhora da Guia; certificação como Hospital de Ensino, outorgado pelos ministérios da Educação e da Saúde; e mais recentemente, o reconhecimento do Institute for Healthcare Improvement, que conferiu à instituição o selo Hospital Amigo da Pessoa Idosa.