Cine Penedo exibe curtas do Festival Luz, Câmera, Conexão

Cine Penedo exibe curtas do Festival Luz, Câmera, Conexão

Exibição de Curtas no Cine Penedo

Dezesseis filmes de curta metragem serão exibidos no Cine Penedo entre quinta-feira, 25, e sábado, 28 de setembro, com acesso gratuito para as sessões que começam às 19 horas em todas as datas. A programação da Mostra Primeiro Ato é parte do Festival Luz, Câmera, Conexão, projeto desenvolvido pela produtora cultural Luiza da Mata (Opará Produções), contemplado em edital do Sebrae Alagoas e apoiado pela Prefeitura de Penedo.

De caráter competitivo, o incentivo à produção audiovisual contempla cineastas estreantes do Nordeste brasileiro, com a exibição dos curtas no espaço reinaugurado em novembro de 2023, durante a abertura do 13º Circuito Penedo de Cinema.

O júri oficial da Mostra Primeiro Ato premiará as produções nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Direção, Melhor Atuação, Melhor Direção de Fotografia e Melhor Filme pelo Júri Popular.

A programação será encerrada com a projeção de "Brincadeira ou Consequência", de Matheus Monteiro, filme que explora como uma brincadeira inocente pode desencadear consequências irreversíveis, nos fazendo refletir sobre o peso de cada escolha.

Programação da Mostra Primeiro Ato

Quinta-feira, 25 de setembro

  • A Pisada é Delas – Mulheres do Coração Nazareno.
    Direção: Patrícia Vera Rocha
    Sinopse: Documentário sobre a história de vida de três mulheres do único maracatu rural formado exclusivamente por mulheres na cidade de Nazaré da Mata-PE, destacando o papel feminino no folguedo, suas lutas sociais e resistência cultural.
  • Facção
    Direção: Henrique Corrêa
    Sinopse: Ana e sua família são proprietárias de uma facção, lugar onde suas vidas se entrelaçam com o trabalho. Tudo ia normal na rotina corrida da família, até que algo inesperado acontece e vai mexer com toda a dinâmica do trabalho liderado por Ana.
  • Aláfia
    Direção: Cecília Fontenele
    Sinopse: Em Aláfia, Sandra, uma mulher negra de 28 anos, enfrenta um dia desafiador na cidade. Entre os cuidados com o filho, marido e o pai doente, ela revisita seu passado e ancestralidade em busca de forças no sagrado, pedindo a cura de seu pai.
  • Tapando Buracos
    Direção: Pally e Laura Fragoso
    Sinopse: Rosa e Janaína são duas jovens que sobrevivem tapando buracos em uma estrada rural no alto sertão. Além da falta de dinheiro e de perspectivas de futuro, elas enfrentam a escassez de insumos básicos para sua higiene íntima, se deparando com o preconceito, a falta de informação e os tabus sobre a temática da menstruação.
  • Dentro de Mim
    Direção: Dayane Teles
    Sinopse: Durante sua adolescência, o artista visual alagoano Jackson de Lima começou a ter estranhas visões ao dormir. Sonhava com uma criatura enorme, sem sexo definido, que aparecia flutuando e se lançava contra ele, para machucá-lo. O sonho recorrente persistiu, até que uma noite Jackson decidiu: aquele seria o último confronto entre os dois.

Sexta-feira, 26 de setembro

  • Candinga – O Filme
    Direção: Jheyds Kann
    Sinopse: Candinga se passa em um universo afrofuturista, onde o protagonista é um guerreiro que recebe dos Encantados a missão de viajar no tempo para recuperar uma semente ancestral e assim salvar a natureza da ganância humana.
  • Cantinela
    Direção: Dhiones do Congo
    Sinopse: Um pescador solitário cumpre um ritual no Açude Cordeiro, tentando suprir a ausência de sua esposa, transformando-a numa entidade das águas.
  • Rebordosa
    Direção: Darlan Sousa
    Sinopse: Dois amigos tentam manter juntos uma quitinete na periferia de Fortaleza, mas algumas broncas movimentam o enredo do curta metragem ambientado na capital cearense.
  • Quando o Passado for Presente lembre-se de mim no Futuro
    Direção: Rafael Vilarouca
    Sinopse: Entre histórias particulares e coletivas, diferentes momentos ritualísticos são encenados nas fotografias do arquivo familiar do artista.
  • Tempo Triz
    Direção: Mário Kinho
    Sinopse: Dois jovens cientistas constroem uma máquina do tempo que envia objetos pequenos ao futuro, mas antes do teste final, um dilema coloca a dupla em conflito.

Sábado, 27 de setembro

  • Eu Sempre Sonhei em Ter uma Mata
    Direção: Aldemir Barros e Bruno Leal
    Sinopse: O filme apresenta a história de Dona Fátima, responsável pelo Espaço EcoBrisa Área de Proteção Ambiental Jurema.
  • A Menina da Serra
    Direção: Cleyson Gomes
    Sinopse: Edinete encontra felicidade nas pequenas coisas da vida no campo, mas um evento a leva para um lugar novo.
  • A Carta
    Direção: Júnior Ferraz
    Sinopse: Retrata uma criança em uma comunidade sertaneja no início do século passado que deseja escrever uma carta.
  • Hipocondríaco
    Direção: Paulo Roberto e Helena Florentino
    Sinopse: Augusto e seus amigos vivenciam reflexões profundas após encontrar um corpo em um terreno abandonado.
  • Lá na Frente
    Direção: Márcio Andrade
    Sinopse: O filme é uma animação que narra a história de Pedro, um garoto que espera ansiosamente a chegada de sua irmã, mas recebe notícias de que ela não virá mais.
  • Agora Eu Sou Negro
    Direção: Pedro Andrade
    Sinopse: André Vicente, artista visual, descobre sua identidade negra e transforma sua arte em uma voz para as temáticas negras.