Visita ao CAPS de Penedo destaca projeto Nise em Cores e Formas
23/09/2025, 11:41:15Visita ao CAPS de Penedo
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Penedo recebeu a visita dos coordenadores do projeto "Nise em Cores e Formas", uma iniciativa do Governo de Alagoas direcionada à inclusão social dos usuários por meio de oficinas de artes. Durante a visita realizada nesta segunda-feira, 22, os coordenadores da Rede Alagoana de Artistas Visuais para a Saúde Mental puderam observar o impacto positivo da proposta desenvolvida em Penedo por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O projeto é inspirado na trajetória da psiquiatra alagoana Nise da Silveira e reafirma a importância de investir em práticas humanizadas no cuidado em saúde mental, recorrendo nas artes formas de expressão, acolhimento e fortalecimento da autoestima. O coordenador-geral do projeto Nise em Cores e Formas, Vinícius Palmeira, liderou a visita técnica nas atividades desenvolvidas no CAPS de Penedo.
“Estamos fazendo oficinas culturais e murais em nove municípios de Alagoas, e viemos nos apresentar aos participantes para saber deles o que está bom, ruim e o que podemos melhorar. O projeto tem sido um sucesso no estado todo e, como é sucesso, já estamos pensando em uma nova edição. Além disso, viemos anunciar que esses quadros que eles estão fazendo vão gerar uma grande exposição. Estamos”, informou Palmeira.
A visita foi acompanhada pela Diretora do CAPS, Isabel Leite; pela Superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Jamila Peixoto; pela Secretária Municipal de Cultura, Teresa Machado; pela psicóloga Aycha Rafaela Santos Dantas e pelo professor de artes, Persivaldo Figueirôa. Participam das oficinas, usuários do CAPS de Penedo e do município de Igreja Nova. “A gente está gostando do projeto e tendo contato com outros CAPS, porque a gente vê que tem muito mais gente envolvida do que só aquelas da nossa cidade. Estou gostando bastante”, disse o usuário Ricardo.
O projeto “Nise em Cores e Formas” segue com programação diversificada, integrando pessoas acompanhadas na assistência à saúde mental em atividades que ampliam horizontes e abrem caminhos para novas formas de convivência, participação social e reconhecimento da importância da saúde mental na vida em comunidade.