Sócio do Careca do INSS é liberado sem fiança

Sócio do Careca do INSS é liberado sem fiança

Liberação de Rubens Oliveira Costa

O economista Rubens Oliveira Costa, que foi preso durante a reunião da CPMI do INSS, nesta segunda-feira (22), foi liberado, sem a necessidade do pagamento de fiança, na madrugada desta terça-feira (23) após prestar depoimento à Polícia Legislativa. O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos), foi quem decretou a prisão em flagrante por falso testemunho e envolvimento em fraudes contra aposentados e pensionistas.

Detalhes do Depoimento

Durante a sessão de segunda, Rubens Costa prestou depoimento por mais de sete horas. A Secretaria de Polícia do Senado (Spol) informou, por meio de nota, ter cumprido a ordem de prisão determinada por Carlos Viana e que Rubens Costa, “após prestar esclarecimentos, foi liberado”.

Inquérito e Comunicado da Defensoria

A nota da Spol ainda afirma que a Polícia Legislativa instaurou um inquérito, que será encaminhado ao Poder Judiciário. A defesa de Rubens Costa divulgou um comunicado sobre o episódio, informando que ele “foi apenas conduzido à autoridade policial, que não homologou o flagrante”. Segundo a nota publicada pela Agência Senado, a defesa acredita que a prisão foi ilegal.

Reafirmação da Transparência

O comunicado da Secretaria de Polícia do Senado Federal reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e a colaboração plena com as esferas parlamentar e judicial. O inquérito para apuração dos fatos será devidamente relatado e encaminhado ao Poder Judiciário.

Para mais informações relevantes, a Secretaria se compromete a divulgar novos detalhes pelos canais institucionais.