Quadrilha usa identidades falsas para fraudar a Caixa em AL
23/09/2025, 11:38:45Operação Máscara de Vidro desarticula esquema criminoso
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (23) a Operação Máscara de Vidro, que desarticulou um grupo suspeito de fraudar a Caixa Econômica Federal em Alagoas. A investigação descobriu uma fraude milionária, permitindo a abertura de 12 contas em Maceió e em mais cinco municípios do estado. Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e quatro pessoas foram presas.
Segundo as investigações, os criminosos abriram 12 contas bancárias utilizando documentos falsos em agências de Maceió, Santana do Ipanema, Arapiraca, Porto Calvo e Olho D’Água das Flores. Esses indivíduos utilizaram as contas para contratar cartões de crédito, realizar empréstimos e movimentar limites de cheque especial, tudo com recursos de origem ilícita, caracterizando a prática de lavagem de dinheiro.
A ação resultou no cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva e no sequestro de cerca de R$ 500 mil, valor obtido de forma criminosa. Os envolvidos enfrentarão acusações de estelionato majorado, falsificação e uso de documentos públicos e privados, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Somados, os crimes podem render até 27 anos de prisão.
A PF informou que o nome da operação faz referência ao método empregado pelo grupo: fotos dos próprios investigados eram inseridas em documentos de identidade de terceiros, na tentativa de burlar o sistema bancário. No entanto, as verdadeiras identidades foram reveladas ao longo da investigação, evidenciando a complexidade do esquema fraudulento.