Tempestade avança para litoral de SP e RJ após estragos
22/09/2025, 21:32:09Tempo severo atinge cidades
As fortes chuvas com rajadas de vento que, em alguns pontos, se aproximaram de 100km/h, seguem para a faixa leste do estado de São Paulo, principalmente para o litoral, e também para o Rio de Janeiro. O monitoramento das áreas de instabilidade está sendo realizado pelo gabinete de crise da Operação SP Sempre Alerta Chuvas, que foi mobilizado, de forma extraordinária, diante da chegada de uma frente fria no território paulista, na madrugada deste domingo (21).
O grupo, do qual fazem parte representantes das concessionárias de energia elétrica, Sabesp, ARSESP, Corpo de Bombeiros, Fundo Social, SP Águas, Departamento de Estradas e Rodoviárias (DER) e Polícia Rodoviária, está monitorando as condições climáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
Ocorrências graves em diversos municípios
Foram registradas quase 670 ocorrências, entre quedas de árvores e desabamentos, com um total de 8 feridos, mas sem registro de óbitos e desaparecidos. São 12 pessoas desalojadas até o momento. Municípios como Rancharia, Ourinhos e Santa Fé do Sul, além de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Marília, Sagres, Santos, Praia Grande e São Paulo, foram os mais afetados.
Em Marabá Paulista, um vendaval com desabamento fez uma vítima; em Dracena, uma queda de árvore sobre um veículo causou duas vítimas, e em Peruíbe, as quedas de árvores e o colapso de estruturas somaram mais cinco vítimas. Além disso, em Campinas, muitas ruas foram alagadas, enquanto em Nova Odessa, rajadas de vento ocasionaram diversas quedas de árvores nas vias públicas.
Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil destacou que, “essa instabilidade mais preocupante já passou pela capital, já passou pelo interior do estado e agora segue para a faixa leste, com possibilidade de chuvas fortes e rajadas de vento.” O órgão ainda informou que, na terça-feira, a instabilidade deverá perder força e apenas uma queda de temperatura será registrada, sem grandes acumulados de chuva.
Ventos intensos registrados
Na capital, os ventos chegaram a 98.2km/h, conforme registrado no Campo de Marte, e em Congonhas, os ventos bateram 87km/h. Outros municípios, como Bragança Paulista, registraram 99.4km/h; Piracicaba, 95km/h; e Bauru, 87km/h.
A Defesa Civil alerta à população, especialmente no litoral, para evitar áreas de risco e deslizamentos. É essencial ter maior atenção com objetos soltos que possam ser arremessados pelo vento, com a chance de destelhamentos e quedas de árvores, além de ter um cuidado redobrado em relação às atividades no mar e quedas de raio na faixa arenosa. Em situações de emergência, o corpo de bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199. O gabinete de crise continuará monitorando as condições do tempo e prestando apoio aos municípios afetados.