Roubos de celulares aumentam após Festival em Palmeira dos Índios

Roubos de celulares aumentam após Festival em Palmeira dos Índios

Mais de 30 boletins de ocorrência registrados

Mais de 30 boletins de ocorrência por furto e roubo de celulares foram registrados após o Festival de Inverno realizado em Palmeira dos Índios, interior de Alagoas, no mês de agosto. A ação criminosa em massa está sendo investigada pela Polícia Civil. As vítimas relataram que tiveram os aparelhos levados durante os shows.

Investigação e recuperação dos aparelhos

De acordo com a investigação, a maioria dos furtos e roubos ocorreu enquanto o público se aglomerava, o que facilitou a ação dos criminosos. Parte dos celulares já foi recuperada graças ao rastreamento dos aparelhos após o registro da ocorrência na delegacia. As autoridades orientam que quem ainda não fez o registro deve comparecer a uma delegacia ou utilizar a Delegacia Virtual para formalizar a ocorrência. Esse procedimento é a maneira que a Polícia Civil tem para tentar localizar e devolver os celulares roubados.

Devolução dos celulares aos proprietários

"Nós já conseguimos recuperar alguns aparelhos e a partir dessa semana, eles começarão a ser devolvidos aos seus legítimos donos", disse o agente Eugênio Pedrosa. De acordo com a Polícia Civil, a devolução só é possível mediante a apresentação de um documento de identificação com foto e o boletim de ocorrência que comprova o crime. Isso garante que o celular seja entregue ao proprietário legítimo.

Rastreamento e notificação

A localização dos aparelhos é realizada por meio do rastreamento dos smartphones, feito com base no número IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), a partir das informações repassadas pelas operadoras. As pessoas que estão de posse desses aparelhos que foram furtados ou roubados estão sendo intimadas a comparecerem ao Cisp de Palmeira dos Índios para entrega e presunção da boa fé. Aqueles que receberam a notificação e ainda não realizaram a devida devolução do aparelho poderão responder judicialmente pelo crime de receptação.