Funeral de Charlie Kirk deve contar com Trump e figuras da direita
20/09/2025, 23:31:31O Evento e a Presença de Trump
O funeral do influenciador conservador Charlie Kirk será realizado neste domingo (21) no State Farm Stadium, em Glendale, no Arizona. O local é a casa da equipe de futebol americano Arizona Cardinals e tem capacidade para 63.000 pessoas. A cerimônia fúnebre será aberta ao público, que precisa se cadastrar online para assistir ao evento.
Programação da Cerimônia
A programação oficial do funeral terá início às 11h (15h no horário de Brasília), após a abertura ao público às 8h (12h no horário de Brasília). Esse evento ocorre quase duas semanas após o trágico assassinato de Kirk, um aliado do ex-presidente Donald Trump, durante um debate no campus da Universidade Utah Valley, em Utah.
Figuras Influentes Presentes
Muitas figuras proeminentes da direita nos Estados Unidos devem comparecer ao funeral de Charlie Kirk. Trump confirmou sua presença no evento no dia 11 de setembro, quando anunciou que Kirk receberia a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração civil do país. O ex-presidente deve discursar durante a cerimônia.
O vice-presidente dos EUA, JD Vance, que acompanhou o transporte do corpo de Kirk de Utah até o Arizona, também deve falar publicamente durante o evento. Discursarão também o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, a chefe de gabinete da Casa Branca, Susie Wiles, e o secretário de Defesa, Pete Hegseth. A viúva de Charlie, Erika Kirk, também fará um discurso na cerimônia.
Desafios de Segurança
A presença de tantas figuras proeminentes da direita americana pode representar um desafio para as autoridades. O Departamento de Segurança Interna já informou que o esquema de segurança do evento será semelhante ao do Super Bowl. O Turning Point, responsável pela realização do funeral, informou que não será permitida a entrada de pessoas com sacolas, armas de qualquer natureza, carrinhos de bebê ou cartazes.
Transmissão do Evento
O funeral será transmitido ao vivo pelo perfil de Charlie Kirk no Rumble, permitindo que um público maior possa se juntar a homenagem ao influenciador conservador.