Destaladeiras de fumo preservam tradição em Arapiraca

Destaladeiras de fumo preservam tradição em Arapiraca

Uma Tradição que Ecoa

As destaladeiras de fumo continuam ecoando histórias e ritmos que marcaram a cidade quando ela era conhecida como a "capital brasileira do fumo". Um grupo formado por sete mulheres preserva os cantos entoados nas longas madrugadas de trabalho, quando retiravam os talos das folhas de fumo para o beneficiamento. As mulheres se apresentam nesta terça-feira (23), às 19h, no Theatro Homerinho, com entrada gratuita.

Parte do Projeto Giro das Tradições

A apresentação faz parte do projeto Giro das Tradições – No Caminho da Cultura Viva, que valoriza e registra saberes populares, garantindo que histórias como as das destaladeiras de fumo continuem a ser contadas e admiradas por novas gerações.

O Processo das Destaladeiras

O trabalho das destaladeiras começava ainda nas plantações de fumo, onde as folhas eram colocadas para secar. Depois seguiam para os salões, onde o fumo era destalado, ou seja, retirado do talo, permitindo que as folhas pudessem ser enroladas. Neste processo, mulheres trabalhavam horas a fio nos salões ou armazéns na destalagem e seleção das folhas para formar o rolo.

Em meio ao trabalho árduo de bater e enrolar as folhas, elas criaram cantos e versos que ficaram conhecidos como "cantigas de salão de fumo". A atividade, que surgiu de forma natural, se tornou um atrativo na época da colheita e acabou deixando o trabalho mais alegre e menos cansativo. Com o passar dos anos e o declínio da cultura do fumo na região, a atividade diminuiu.

Uma Chamada para a Preservação Cultural

A apresentação das destaladeiras é uma oportunidade não apenas de apreciar a arte, mas também de refletir sobre a importância de preservar as tradições culturais que nos conectam com o passado. Não perca a chance de prestigiar essa celebração da cultura alagoana. Venha se encantar com os sons e as histórias que atravessam gerações!