Prefeitura de Penedo recolhe 4 toneladas de material reciclável

Prefeitura de Penedo recolhe 4 toneladas de material reciclável

Incentivo à Reciclagem nas Escolas

O investimento em educação ambiental realizado pela Prefeitura de Penedo em sua rede escolar começa a apresentar resultados positivos. Com menos de 500 quilos de material reciclado recolhido (462 kg) nos 30 dias iniciais, a atividade realizada em parceria com a Associação Recicla Penedo ultrapassou quatro toneladas (4.640 kg) em seu segundo mês.

Metas e Resultados

Além do total de papelão que será reaproveitado, o Programa de Incentivo à Reciclagem, lançado pelo prefeito Ronaldo Lopes na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), também inclui o recolhimento de óleo de cozinha, que totalizou 331 litros coletados. Esse produto serve como matéria-prima para a produção de sabão em barra, que é distribuído pela Associação Recicla para a rede pública municipal penedense.

A evolução desse programa do governo Inovação e Crescimento foi destaque em uma reunião semanal entre gestores da SEMED e o secretário Luciano Lucena, realizada na semana passada. Na oportunidade, ele explicou como é feito o cálculo para o ranking das escolas de educação básica e centros de educação infantil com melhor desempenho. "A quantidade de material reciclado coletado em cada unidade é dividida pelo respectivo número de estudantes. E por que adotamos essa metodologia? Porque se fôssemos levar em consideração apenas o total coletado, as escolas com maior número de alunos e alunas estariam sempre à frente", informou o secretário da SEMED.

Reconhecimento e Incentivos

Por esse motivo, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Rosete Andrade, unidade com 57 estudantes, registrou a melhor eficiência no Programa de Incentivo à Reciclagem. Em seguida, as escolas João XXIII e Cônego Teotônio Ribeiro também se destacaram.

Vale ressaltar que as unidades com melhor pontuação estão sendo recompensadas com material de expediente, de limpeza e até mesmo novos equipamentos, como bebedouros e liquidificadores industriais. Essa premiação tem como objetivo estimular o sucesso da iniciativa, que busca diminuir a quantidade de lixo que pode ser reaproveitado, além de reduzir a contaminação do lençol freático por óleo de cozinha usado.

Envolvimento da Comunidade

É importante acrescentar que a SEMARH Penedo também realiza oficinas de sabão com óleo de cozinha, principalmente com alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O projeto na rede pública municipal está em seu 3º mês de implantação e envolve toda a comunidade escolar. Pais de alunos, servidores, professores e estudantes são incentivados a levar material reciclável até a escola, onde a Associação Recicla realiza a coleta.

“Esse trabalho faz parte do nosso planejamento para Penedo sobre a reciclagem de lixo que pode ser reaproveitado. Nós já temos os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) instalados em diversos locais públicos da cidade, justamente para que a população tenha um local adequado para descartes de plástico, papel e vidro. Além disso, as pessoas também podem levar o óleo de cozinha usado até o galpão da Recicla, espaço que nós cedemos para a associação funcionar bem”, explica o prefeito Ronaldo Lopes.

Apoio e Futuro da Reciclagem

Flávio Cruz, diretor da Associação Recicla Penedo, destaca o apoio da administração municipal, que também leva estudantes para conhecer os processos de reaproveitamento do lixo, na sede da associação, localizada na Rodovia Mário Freire Leahy, próximo ao Detran. “Atualmente, a Recicla coleta de 25 a 28 toneladas por mês e, com o novo projeto, pretendemos alcançar um patamar mensal de 45 a 50 toneladas. Isso significa mais renda para os nossos recicladores e redução do lixo que vai para o Centro de Tratamento de Resíduos, em Craíbas, onde é destinado o lixo domiciliar coletado em Penedo. Essa parceria com as escolas também vai ajudar a reduzir custos para o município”, conclui o gestor da associação.