Governador de SP Tarcísio pode ser investigado

Governador de SP Tarcísio pode ser investigado

O Pedido de Investigação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pediu à Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta terça-feira (16) que se manifeste no prazo de cinco dias sobre um requerimento de abertura de investigação contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ele é acusado de ter cometido o crime de obstrução de Justiça durante o julgamento do Núcleo 1 da trama golpista, liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete aliados - todos condenados pelo STF na quinta-feira (11), por planejarem um golpe de Estado.

As Acusações

O pedido para investigar o governador paulista foi protocolado no STF pelo deputado federal Rui Falcão (PT-SP). O parlamentar argumenta que Tarcísio deve ser investigado pelo crime de obstrução de Justiça, uma vez que ele foi a Brasília na semana passada, durante o julgamento do Núcleo 1, com o objetivo de articular a votação do projeto de anistia no Congresso.

Conseqüências das Decisões

A anistia, segundo Falcão, teria como alvo principal o ex-presidente Jair Bolsonaro, que, por ter sido o líder da organização criminosa, recebeu a maior pena entre os condenados nessa que é considerada a estrutura central da trama: 27 anos e 3 meses de prisão.