Brasileiro perde visto nos EUA por celebrar morte

Brasileiro perde visto nos EUA por celebrar morte

Revogação do Visto por Motivo Controverso

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, anunciou neste sábado (13) que ordenou “pessoalmente” a revogação do visto do neurocirurgião brasileiro Ricardo Barbosa, que comemorou a morte do ativista conservador Charlie Kirk.
“Determinei que nosso setor consular tome as medidas cabíveis para garantir que ele nunca tenha entrada nos EUA”, escreveu Landau no X (ex-Twitter).

Campanha contra Festança de Morte

Essa ação faz parte de uma campanha lançada por políticos de direita americanos, visando retirar vistos de estrangeiros que celebraram nas redes sociais o assassinato de Kirk, que foi morto a tiros na quarta-feira (10) durante um evento na Universidade Utah Valley. O autor dos disparos, Tyler Robinson, de 22 anos, foi preso dois dias depois pelo FBI.

A Repercussão do Comentário

O comentário de Barbosa no Instagram — "Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical" — levou Landau a classificar o caso como “o mais assustador” entre as manifestações recebidas. Ele pediu ainda que os conselhos de medicina brasileiros avaliem a conduta do profissional, questionando como um médico poderia desejar a morte de adversários políticos.

Ações em Resposta ao Caso

Após a repercussão, o Cremepe informou que abriu sindicância em sigilo. Segundo o site Poder360, a clínica Recife Day Clinic comunicou o desligamento definitivo do médico, enquanto a Unimed Recife afirmou que o caso será tratado em uma reunião extraordinária.