Brasil terá contrastes climáticos neste final de semana

Brasil terá contrastes climáticos neste final de semana

Brasil terá contrastes climáticos neste final de semana


Setembro começa com temperaturas elevadas por todo o país. O Brasil terá um final de semana marcado por certo contraste climático em determinadas localidades do país. Enquanto chuvas fortes avançam sobre partes do Sul e do Norte, o Centro-Oeste e o interior do Sudeste enfrentam calor intenso, que podem superar os 40 °C, e índices de baixa umidade. Os dados são do Climatempo.


Sul

Durante o sábado (13), o tempo vai permanecer firme na Região Sul, com sol e variação de nuvens. No Rio Grande do Sul, a manhã deve começar com nevoeiro em áreas do interior e há possibilidade de geada isolada nas serras. À tarde, as temperaturas sobem e podem atingir os 30 °C no noroeste gaúcho. O litoral rajadas de vento devem chegar a bater entre 51 e 70 km/h e o mar deve ficar agitado. Em Santa Catarina e Paraná, o tempo segue aberto, mas com um contraste térmico: leste mais ameno e oeste mais quente. No norte paranaense, o calor deve ser intenso, com queda na umidade a níveis severos e há chance de chuva fraca isolada no litoral.

No domingo (14), a formação de uma baixa pressão e a atuação de um cavado aumentam a instabilidade na região. No Rio Grande do Sul, pancadas ocorrem já pela manhã, com intensidade de fraca a moderada, mas há risco de chuva forte localizada no noroeste e região central. Em Santa Catarina, a instabilidade se concentra no centro-oeste, enquanto no Paraná a chuva se espalha pelo estado, variando de moderada a fraca, acompanhada de raios e trovoadas.


Sudeste

No sábado (13), a circulação de ventos do mar mantém a instabilidade entre Rio de Janeiro e Espírito Santo, com acúmulo em Vitória, que podem ultrapassar os 50 mm. No território fluminense, a chuva varia de intensidade fraca a moderada, enquanto em Belo Horizonte há possibilidade de pancadas no fim do dia. O litoral e o leste paulista permanecem com muitas nuvens e chuva isolada, e entre o centro-leste de São Paulo e o sul de Minas há chance de precipitação leve. Já o interior paulista e mineiro seguem com predomínio de sol, calor intenso e umidade em níveis críticos.

No domingo (14), a umidade vinda do oceano intensifica as pancadas de chuva no litoral norte do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo, especialmente à tarde. O litoral de São Paulo continua com céu encoberto e registro de chuva fraca em alguns momentos. Por outro lado, o interior de São Paulo e Minas Gerais mantém o cenário de tempo firme, calor forte e baixa umidade, com temperaturas que podem ultrapassar os 30 °C.


Centro-Oeste

No sábado (13), o tempo seguirá firme e deve predominar em quase toda a região, com sol forte e temperaturas altas, ultrapassando os 40 °C em diversas cidades. A exceção fica para o extremo norte de Mato Grosso, onde podem ocorrer pancadas isoladas e localmente intensas. A umidade relativa do ar permanece em níveis críticos, chegando a valores abaixo de 12% em áreas de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.

No domingo (14), as instabilidades retornam ao norte mato-grossense, provocando pancadas moderadas a fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Nas demais áreas do Centro-Oeste, o padrão de tempo seco e ensolarado continua, com calor intenso e temperaturas que superam os 40 °C, além da baixa umidade predominante em grande parte da região.


Nordeste

No sábado (13), o litoral leste do Nordeste terá pancadas ocasionais, com maior intensidade no sul e recôncavo da Bahia e também no leste de Pernambuco. Já no interior, o cenário segue estável, marcado por tempo firme, calor acima de 35 °C e umidade em níveis críticos. No domingo (14), a circulação de ventos úmidos mantém a instabilidade na faixa leste da região, elevando o risco de chuva forte especialmente entre Maceió e Recife. Entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, as pancadas ocorrem de forma irregular, enquanto o interior permanece sob predomínio de sol, altas temperaturas e ar seco.


Norte

No sábado (13), a umidade e o calor favorecem instabilidades no Amazonas e oeste do Pará, com pancadas fortes. Em Roraima, chove no sul do estado, enquanto Acre e Rondônia devem registrar apenas pancadas ocasionais. No Amapá e Tocantins, o tempo firme predomina, com sol e calor intenso, além de alerta de baixa umidade em Tocantins. No domingo (14), a instabilidade ganha força no Amazonas, sul do Pará, Rondônia e Roraima, com risco de temporais. Apesar disso, o sol aparece em alguns momentos. No Acre, Amapá e Tocantins, o tempo segue firme, com calor intenso e sensação de abafamento durante a tarde.