Paralamas celebra 40 anos com show em Maceió
13/09/2025, 05:35:24Os Paralamas do Sucesso em Maceió
Os Paralamas do Sucesso realizam um show em Maceió nesta sexta-feira (12). O g1 conversou com João Barone, o baterista da banda, que falou sobre o início, a longevidade do grupo, pluralidade musical e, é claro, a relação com o público e com Alagoas.
Um encontro sintônico
Para o músico, não há um "segredo" para chegar tão longe, mas o compromisso, a vontade de tocar e um pouco de sorte são essenciais nesse processo que ele define como um "encontro sintônico" entre ele, Herbert Vianna (vocalista) e Bi Ribeiro (baixista). O baterista conta também do início meteórico da banda. Desde as primeiras músicas tocadas na Rádio Fluminense, no final de 1982, o contrato com a gravadora no ano seguinte, e a apresentação no primeiro Rock in Rio, em 1985.
Celebração da música
Celebração é uma palavra que se destaca para João Barone. Ele diz que, se você for pegar um dicionário, vai ver diversos significados parecidos, como enaltecer, comemorar ou festejar algo. Há 40 anos um dos maiores power trios celebra o rock e todos os estilos prováveis e improváveis que conversam com ele. Em turnê pelo Brasil tocando os seus maiores clássicos, a banda conta com uma relação especial com o público e com Alagoas.
Mistura de ritmos
Apesar da base no rock e no reggae, a banda sempre conversou com outros ritmos. João Barone acredita que essa mistura, além de "oxigenar" a relação dos músicos com a plateia, é uma premissa da banda. O músico diz que todos os artistas e bandas com essa longevidade precisam saber resolver questões sobre "a novidade" e o conjunto da obra.
Experiência e evolução
Com 40 anos de história, Barone reflete: "Foi um chute pro alto na nossa autoestima. Foi realmente incrível. A gente continua fazendo show pelo Brasil, tudo quanto é canto... A democratização da oferta da música também é uma conquista importante, segundo Barone. Ele destaca que, embora a produção musical tenha se tornado mais acessível, fazer sucesso com isso ainda exigirá muito esforço.
A relação com Alagoas
Barone também fala sobre a ligação especial da banda com Alagoas, relembrando a participação de Djavan na música "Uma Brasileira". "A gente acabou chamando o Djavan para fazer a parceria interpretando a música porque o Brown falou 'pô cara, isso aí tem tudo a ver com o Djavan'", comenta.
Conclusão
João Barone finaliza a entrevista elogiando o público alagoano, afirmando que a expectativa é sempre a melhor possível. "Eu tenho certeza que a gente vai levar um público nota mil".