Diplomas de prefeito e vice cassados em Maribondo por abuso

Diplomas de prefeito e vice cassados em Maribondo por abuso

Decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) anunciou, na manhã dessa sexta-feira (12), a cassação dos diplomas de Bruno Zeferino do Carmo Teixeira e José Ubiratan Ferreira Nunes. Eles foram eleitos respectivamente prefeito e vice-prefeito do município de Maribondo nas eleições de 2024. Além da cassação, a decisão também estabelece que os dois estão inelegíveis por oito anos.

A decisão não é definitiva e pode ser contestada por meio de recurso ao TRE-AL e, posteriormente, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até que o processo transite em julgado, Bruno e José permanecem em seus cargos.

Consequências da Decisão

Após a análise dos recursos, caso a cassação seja mantida, novas eleições suplementares poderão ser convocadas no município. No entanto, a data para estas eleições só será definida após o julgamento pelo TSE.

O g1 tentou obter uma posição da assessoria da prefeitura, porém, não conseguiu uma resposta até o momento da atualização desta matéria.

Motivos da Cassação

Conforme informações do TRE-AL, a cassação dos diplomas se deve a eventos de grande porte realizados durante a pré-campanha. Entre os eventos mencionados estão o bloco carnavalesco Maribondo 40 Graus e o Show de Prêmios do Dia das Mães. Durante esses eventos, foram distribuídos gratuitamente camisetas, bebidas, eletrodomésticos e até uma motocicleta, o que comprometeu a igualdade de condições entre os candidatos e evidenciou gastos excessivos.

Essas ações demonstram uma clara associação da imagem dos investigados a iniciativas de caráter eleitoral, levantando questões sobre a legalidade das práticas adotadas durante a campanha.

Outras Ações do TRE-AL

Nesta mesma semana, outra ação do TRE-AL declarou inelegíveis a ex-prefeita de Maribondo, Leopoldina Amorim, e os candidatos Jorge Antônio Amorim Marques Luz (Jorjão) e Claudivan Florentino de Almeida, todos por abuso de poder político.