Calor intenso atinge estados e cidades brasileiras
11/09/2025, 17:37:38Onda de Calor no Brasil
As altas temperaturas registradas em pelo menos quatro regiões brasileiras devem ganhar força no fim de semana. Os estados do Centro-Oeste, Sudeste, Norte e o Nordeste do Brasil, que nos últimos dias têm sofrido com o calor intenso, não devem sentir mudança no tempo nos próximos dias. Segundo previsão da MetSul Meteorologia, a onda de calor pode ficar ainda mais intensa no fim da semana.
Temperaturas Extremas
De acordo com o instituto, nesta quarta-feira (10), máximas perto e acima de 40ºC foram observadas em estações do Instituto Nacional de Meteorologia em dez estados. No Mato Grosso do Sul, o município de Coxim registrou 38,8ºC. Em Cuiabá, no Mato Grosso, a máxima bateu nos 41ºC. A temperatura chegou a 40,7ºC em São Miguel do Araguaia, Goiás, e em 38,6ºC em Espinosa e Nova Porteirinha, em Minas Gerais. A quarta-feira foi bem quente também em Ibotirama, na Bahia, com temperatura máxima de 40,9ºC; em Pedro Afonso, no Tocantins, com 41,6ºC; em Castelo do Piauí, no Piauí, com a marca de 40,7ºC; em Carolina, no Maranhão, com 40,3ºC; em Crateus, no Ceará, 38,7ºC, e em Santa Maria das Barreiras, no Pará, onde foi registrado 40ºC.
Calor e Tempo Seco
Segundo alerta do MetSul Meteorologia, o calor vai aumentar neste fim de semana e vai prosseguir durante os próximos dias no Brasil Central, especialmente no Centro-Oeste, com máximas que vão ficar perto e acima de 40ºC em grande número de cidades. O instituto explica que a bolha de calor que atualmente cobre a porção central do Brasil tende a se intensificar sob ar muito seco e valores de umidade relativa do ar típicos de deserto, que caem a marcas abaixo de 10% durante a tarde em muitas localidades de diversos estados brasileiros. No Estado de São Paulo, por exemplo, a baixa umidade do ar tem causado disparos de alerta severo, por meio do sistema Cell Broadcast, para centenas de municípios. Nesta quinta-feira (11), a Defesa Civil Estadual voltou a disparar o alerta nos celulares de moradores de 511 municípios paulistas, número recorde entre os quatro já enviados neste ano, o que evidencia que este é o período mais crítico até agora. Muitos municípios paulistas registraram índices de umidade relativa do ar abaixo de 10% nesta quarta - o mais severo foi o da cidade de Teodoro Sampaio, que marcou 6.1%.
Previsões Futuras
Ainda de acordo com a avaliação da MetSul, o calor será mais extremo a partir desta quinta e nos próximos dias nos estados de Tocantins, Maranhão, Piauí, Pará (Sudoeste), Bahia (Oeste), Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Uma área entre o Norte do Mato Grosso do Sul, o Mato Grosso, Goiás, Tocantins, e o Sul do Maranhão e do Piauí, em especial, deverá ter máximas extremamente altas com calor excessivo no período. No fim de semana, aponta a MetSul, o centro da bolha de calor move-se mais para Oeste, o que intensificará o calor no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Sob este cenário, as marcas mais extremas de temperatura de 41ºC a 43ºC devem se dar em municípios de Tocantins (Pedro Afonso, Lagoa da Confusão e outros), de Goiás (São Miguel do Araguaia, Iporá, Jataí), Mato Grosso (grande parte do estado) e no Mato Grosso do Sul (Corumbá, Porto Murtinho, Coxim, Nhumirim e outras). Assim, as capitais estaduais que mais devem sofrer com o calor devem ser Palmas (TO), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS). Em Cuiabá, as marcas devem seguir acima de 40ºC até segunda-feira (15); o sábado (13) pode ser o dia mais quente com máximas ao redor de 42ºC a 43ºC.