Aliados de Bolsonaro Reagem à Condenação do Ex-Presidente

Aliados de Bolsonaro Reagem à Condenação do Ex-Presidente

A condenação de Jair Bolsonaro


O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por sua atuação na trama golpista, com o intuito de reverter o resultado das eleições de 2022. Bolsonaro e outros sete réus são considerados parte central de um esquema criminoso, respondendo atualmente a julgamento pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado utilizando violência e grave ameaça, além da deterioração de patrimônio tombado.

Reações de aliados


Apesar de ainda haver a expectativa pelo voto do presidente do colegiado, Cristiano Zanin, o posicionamento da ministra Cármen Lúcia garantiu que o placar do colegiado chegou a 3 votos pela condenação, com 1 voto pela absolvição. O presidente da sessão, Cristiano Zanin, também seguiu o relator, o que provocou forte repercussão entre os aliados de Bolsonaro nas redes sociais.

Para os bolsonaristas, a decisão representa uma demonstração de perseguição política, acusando os ministros do STF de apresentarem justificativas infundadas. Flávio Bolsonaro (PL) ironizou a situação em sua conta na rede social X (antigo Twitter): "A pretexto de defender a democracia, os pilares da democracia foram quebrados para condenar um inocente que ousou não se curvar a um ditador chamado Alexandre de Moraes". Ele ainda compartilhou um vídeo do pai com apoiadores, escrevendo: "O tipo de homenagem de amor e admiração a Jair Bolsonaro, que um Alexandre de Moraes nunca terá na vida, pois só desperta desprezo e indiferença das pessoas. O jogo não acabou, está apenas começando!"

Eduardo Bolsonaro (PL) também expressou seu descontentamento em relação ao julgamento, publicando um vídeo de 3 minutos e 48 segundos com a legenda: "Anistia é sobre fatos, sobre pessoa é privilégio. Nada diferente de anistia ampla, geral e irrestrita deverá ser analisada ou surtirá qualquer efeito de pacificação. Chegou a hora de fazer nada menos do que o certo, o justo".

Michelle Bolsonaro (PL) optou por não se pronunciar diretamente sobre a condenação do marido, mas utilizou seu perfil no Instagram para republicar vídeos com um tom irônico em relação ao caso. Outro aliado que não se manifestou diretamente foi o deputado Nikolas Ferreira (PL). No entanto, ele compartilhou em sua conta no X uma postagem do vereador Pablo Almeida (PL), também apoiador do ex-presidente, que afirmava: "Saiu a confirmação do óbvio, mesmo com o ministro Fux apontando todas as falhas e vícios do relatório de Alexandre de Moraes. O STF rasgou a Constituição. A 1ª Turma, sem legitimidade para julgar Bolsonaro, escolheu interesses políticos acima da lei".

Conclusão


Com as reações intensas dos aliados de Bolsonaro, o cenário político se torna cada vez mais conturbado. A condenação gera um forte debate sobre a justiça e a política no Brasil contemporâneo. É fundamental acompanhar os desdobramentos deste caso e entender como isso pode impactar o futuro político do país. Não deixe de nos acompanhar para mais análises e atualizações sobre este e outros assuntos relevantes.