Alagoanos brilham no Festival de Forró na França

Alagoanos brilham no Festival de Forró na França

Alagoanos no Festival de Forró Raiz


Fidélis e Romeiro se juntam a 58 artistas do Nordeste que irão se apresentar em Lille. Essa programação faz parte das comemorações dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França.


O forró nordestino estará em evidência no palco Le Grand Sud durante o Festival de Forró Raiz na França. Os alagoanos Anderson Fidélis e Giseldo Romeiro são os representantes de Alagoas neste grande evento que contará com um total de 60 artistas nordestinos representando o Brasil. O festival acontece na cidade de Lille.


Este evento cultural faz parte das celebrações dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França. Fidélis e Romeiro se apresentam no sábado (13) no palco principal do evento, que também contará com oficinas, rodas de conversa, exposições e o Fórum Internacional do Forró de Raiz.


O Forró Raiz destacará a manifestação cultural nordestina em nível internacional. Este ritmo, já reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, busca agora a chancela de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade junto à Unesco.


Durante o evento na França, um protocolo de intenções será assinado entre os nove estados nordestinos. A Prefeitura da Paraíba, que está liderando a iniciativa, explicou que após a assinatura, o processo seguirá com tramitação interna da Unesco.


A presença de Alagoas no exterior também se manifesta por meio da divulgação dos trabalhos de 23 artesãos alagoanos. As obras desses artistas estarão expostas na edição de 2025 da Paris Design Week, na exposição “Héritage Culturel et Savoir-Faire”, que faz parte da temporada Brasil-França, apresentando a diversidade do artesanato de Alagoas com peças confeccionadas em madeira e barro.