Tarcísio anuncia indulto a Bolsonaro se for eleito presidente
31/08/2025, 12:32:18Tarcísio e a proposta de indulto a Bolsonaro
"Na hora. Primeiro ato. Porque eu acho que tudo isso que está acontecendo é absolutamente desarrazoado", disse Tarcísio ao ser questionado sobre se concederia o indulto.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que, caso seja eleito presidente da República em 2026, seu primeiro ato de governo será conceder indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi dada em entrevista recente ao Diário do Grande ABC.
O indulto a Bolsonaro é um tema que Tarcísio já abordou em outras ocasiões. Ele reiterou que, se vencer as eleições, o perdão ao ex-presidente será uma prioridade. Durante a entrevista, Tarcísio enfatizou: "Na hora. Primeiro ato. Porque eu acho que tudo isso que está acontecendo é absolutamente desarrazoado". O contexto atual do julgamento de Bolsonaro, que se encontra em prisão domiciliar, e outros réus envolvidos em crimes contra a democracia também foi comentado, sendo que o julgamento está agendado para começar na próxima terça-feira (2) no STF (Supremo Tribunal Federal).
Embora a proposta de Tarcísio tenha gerado repercussão, ele insistiu em seu discurso, afirmando que não se considera um candidato à Presidência. "Eu não sou candidato à Presidência, vou deixar isso bem claro. Todo governador de São Paulo é presidenciável, pelo tamanho do estado, um estado muito importante", declarou.
A relação entre Tarcísio e a família Bolsonaro é complexa, com evidências de tensões. Como noticiado, após a determinação de prisão domiciliar de Bolsonaro, Tarcísio intensificou reuniões com investidores do setor agropecuário e financeiro, levantando sua imagem como um possível candidato nas próximas eleições. Essa movimentação gerou descontentamento dentro da família Bolsonaro, especialmente do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que expressou sua insatisfação em relação à postura de Tarcísio durante os desafios jurídicos enfrentados pelo ex-presidente. Eduardo comentou em uma mensagem: "Tarcísio nunca te ajudou em nada no STF. Sempre esteve de braço cruzado vendo você se foder e se aquecendo para 2026". Essa mensagem foi uma tentativa de refletir o ressentimento em relação à atuação do governador nas questões judiciais envolvendo Jair Bolsonaro.
Com o cenário político se aquecendo e as eleições se aproximando, as declarações de Tarcísio prometem moldar o debate sobre a presidência em 2026, atraindo a atenção tanto de aliados quanto de adversários.