Com presença dosada e conquistas na saúde, Guilherme Lopes se consolida para 2026

Depois de percorrer dezenas de cidades alagoanas, Guilherme Lopes dá arrancada em Penedo

Com presença dosada e conquistas na saúde, Guilherme Lopes se consolida para 2026

Uma campanha para deputado estadual começa pela disposição e coragem do candidato em percorrer dezenas de municípios alagoanos, pela simpatia que gera empatia no jeito de ser, e pelas conquistas resultantes de algum trabalho em prol do povo da terra dos Marechais. É exatamente isso que Guilherme Lopes vem fazendo na SESAU, além, é claro, dos acordos que naturalmente fazem parte da política.

Já havia, no entanto, uma cobrança pela presença de Guilherme em Penedo — tanto por parte da classe política quanto da população, que deseja vê-lo, abraçá-lo e ter aquela conversa de pé de ouvido. Esse movimento já começa a acontecer, mas dentro da dosagem certa, sem exageros.

Para quem acompanha os bastidores, dentro e fora de Penedo, a campanha está estruturada para trazer bons resultados. Quem torce contra — seja qual for a razão —, sendo de Penedo, todos já sabem o motivo: falta do “faz-me-rir”. E não adianta choramingar negando, porque nos bastidores é isso mesmo que se comenta.

O lado positivo é que, na cidade que hoje alcança altos desempenhos em várias áreas — inclusive na mais atacada pelos opositores, a saúde —, Penedo conta com algo inédito: serviço de hemodiálise disponível pelo SUS para os pacientes locais e também para aqueles que possuem plano de saúde ou desejam o tratamento perto de casa, de forma particular.

Há problemas na UPA? Sim, mas em qual município não existem? Basta verificar, por exemplo, quantos assistentes sociais trabalham em Coruripe após as 18 horas. A UPA apresenta falhas? Claro, mas quando foi que deixou de ter? Se for para criticar, que se critique o todo, porque saúde nunca será perfeita. A diferença é que a saúde de hoje é muito melhor do que em outros tempos. Até na Santa Casa não se registra greve por falta de pagamento de servidores. Já entre médicos, como em qualquer hospital, os atrasos existem, mas dentro do que a categoria já está acostumada.

É por esses motivos que Guilherme Lopes se fortalece cada vez mais em Penedo e também em dezenas de municípios alagoanos. E, justamente por isso, incomoda a alguns.

Creditos: Professor Raul Rodrigues