Retirada de lixo no São Jorge melhora saúde pública em Maceió

Retirada de lixo no São Jorge melhora saúde pública em Maceió

A Vigilância Sanitária e a Retirada de Lixo

A Vigilância Sanitária deu início ao processo de retirada de cinco toneladas de lixos acumulados em duas casas no bairro São Jorge, em Maceió. A previsão é que o recolhimento dos entulhos termine nesta quinta-feira (21). De acordo com o órgão, o lixo estava sendo acumulado há mais de 30 anos, causando transtornos e danos à saúde dos proprietários e da vizinhança. Na frente das casas tinha móveis quebrados, pedaços de madeira, resto de eletrodomésticos, sacos plásticos e garrafas pet.

Preocupação com a Saúde Pública

“A gente conversou com a proprietária, conversamos também com outro proprietário da outra residência, fizemos o nosso papel, recolhemos todo aquele lixo que traz um risco muito grande à saúde das pessoas, chorume, mau cheiro”, explicou o chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos.

Na frente das casas tinha móveis quebrados, pedaços de madeira, resto de eletrodomésticos, sacos plásticos e garrafas pet.

Normas de Adequação e Limpeza

“A gente notifica dentro da lei, eles têm um prazo para se adequar às normas, não se adequando a gente vai em parceria com a ALURB [Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana] para fazer a limpeza do local e essas pessoas que tenham dias melhores, vivam lá com dignidade, é isso que a gente quer.”

Impacto na Comunidade

A comerciante Josi Reis, que tem um mercadinho próximo a uma das residências, disse que a preocupação com animais peçonhentos era constante. “A gente tem que estar sempre colocando os medicamentos para matar os ratos, baratas também”. Somente neste ano, a Vigilância Sanitária da capital retirou de residências 30 toneladas de entulhos. Em julho, a vigilância flagrou um local que acumulava lixo durante 25 anos, no bairro Santo Amaro.