Calor intenso em São Paulo na sexta e sábado

Calor intenso em São Paulo na sexta e sábado

Calor intenso previsto

O estado de São Paulo vai registrar calor muito intenso nesta sexta-feira (22) e sábado (23), com dois dias de temperatura muito acima da média de agosto. O alerta é da MetSul Meteorologia. As altas temperaturas atípicas nesta época do ano são consequência de uma bolha de calor entre o Centro-Oeste do Brasil e o interior paulista.

Aumento das temperaturas no interior

De acordo com os mapas meteorológicos apontados pela Metsul, o pior do calor vai ocorrer no interior, sobretudo no Oeste, Centro e Norte do estado, com sequência de máximas em torno e acima de 35ºC. Em alguns pontos, as máximas podem chegar a 37ºC a 39ºC no final desta semana.

Calor na capital paulista

Na capital paulista, a cidade de São Paulo enfrentará muito calor. As temperaturas esquentarão bastante, com máximas elevadas na sexta e no sábado, antes de um grande alívio no domingo, com a chegada de uma frente fria. As máximas nesta sexta e no sábado na cidade de São Paulo podem atingir entre 32ºC e 33ºC. Estas marcas ficarão perto dos valores mais altos já observados até hoje no mês de agosto na capital.

Histórico de calor em agosto

Em agosto, a cidade de São Paulo já enfrentou episódios notáveis de calor, segundo a Metsul, com destaque para os anos de 1952 e 1955, quando os termômetros marcaram 33,1°C, e também para 1963, que registrou 33°C no último dia do mês. Outras marcas expressivas incluem os 32,8°C anotados em 1961 e repetidos seis décadas depois, em 2021. Também merecem menção os 32,7°C de 2011, além das máximas de 32,6°C em 1994, 2011 e novamente em 2021. Nesse mesmo ano, a cidade viveu uma sequência de calor atípico, com 32,4°C no dia 25 de agosto.

Frente fria se aproxima

A chegada de uma frente fria na capital, que pode se dar sem chuva e apenas com mudança do vento e aumento de nuvens, deve trazer queda de temperatura de até 10ºC em comparação à véspera, no decorrer do domingo.