Trem colide com caminhão de gás no RJ e gera risco
20/08/2025, 13:32:11Acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (20)
Um trem de carga se chocou contra um caminhão de transporte de gás natural na manhã desta quarta-feira (20) no município de Paraíba do Sul, interior do estado do Rio de Janeiro. As imagens gravadas por um morador mostram o momento em que a locomotiva se choca com o veículo, que estava sobre os trilhos, e o arrasta por alguns metros. O acidente aconteceu por volta das 6h45 da manhã.
Pelo conteúdo transportado no caminhão, houve risco de explosão, provocando apreensão na área do entorno e mobilizando equipes de emergência. Em nota enviada ao iG, a MRS Logística, responsável pela locomotiva, informou que o motorista da carreta não conseguiu realizar a travessia completa da passagem de nível. "Como um trem não freia como um carro, o maquinista acionou o freio de emergência e o alerta sonoro, mas não foi possível evitar o acidente", explicou a operadora.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil isolaram a área e atuaram no resfriamento dos cilindros. Até agora, não há informações sobre feridos. O iG tenta contato com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para mais informações.
A Prefeitura de Paraíba do Sul confirmou que a carga do caminhão estava vazia (o cilindro). "O que eliminou qualquer risco de explosão", conforme confirmado pela Defesa Civil Municipal.
Nota da MRS Logística: "A MRS Logística lamenta o acidente entre um trem da empresa e uma carreta, na manhã desta quarta-feira, em Paraíba do Sul (RJ). O motorista de uma carreta de grande porte não conseguiu realizar a travessia completa da passagem em nível e ficou sobre os trilhos. Como um trem não freia como um carro, o maquinista acionou o freio de emergência e o alerta sonoro, mas não foi possível evitar o acidente. Felizmente não houve feridos. A MRS reforça que é essencial redobrar a atenção ao se aproximar de uma linha férrea. Parar, olhar para os dois lados e escutar atentamente, antes de atravessar, são atitudes simples, mas fundamentais e cruciais para salvar vidas."