São Paulo empossa quase 1,5 mil novos policiais civis
19/08/2025, 18:31:56Empossa novos policiais civis
O estado de São Paulo empossou, nesta terça-feira (19), 1.458 novos policiais civis e técnico-científicos. A cerimônia ocorreu no Memorial da América Latina, na Zona Oeste da capital paulista. O governador estadual, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou do evento, assim como o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) e o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite. “Todos, com certeza, são vocacionados. Ninguém resolve ingressar numa carreira policial se não tiver aquilo que é mais importante, que é a vocação”, disse o governador aos novos policiais. Foram empossados médicos-legistas, escrivães e peritos criminais. Na cerimônia, o governador entregou as carteiras funcionais dos três primeiros colocados de cada carreira.
Tarcísio também elogiou o trabalho da Polícia Civil de São Paulo e da Secretaria de Segurança Pública (SSP). “É isso que a nossa polícia vai fazer — garantir a paz para o nosso cidadão. A nossa polícia é extremamente profissional, extremamente competente”, disse. No ano passado, a Polícia Civil de São Paulo realizou a maior nomeação da história, com 4 mil agentes nomeados. Na fala aos novos empossados, o governador reforçou a importância de refazer o efetivo policial, que tem um déficit histórico. Já o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou o trabalho da Polícia Civil nos últimos anos, incluindo a queda nos índices de homicídios, furtos e roubos no estado, mesmo com o menor efetivo da história.
Derrite disse ter orgulho da atuação da polícia. “A população confia no trabalho da Polícia Civil”, afirmou. Próximas etapas: Os candidatos assinam o termo de posse às 15h desta terça-feira na Academia da Polícia Civil Doutor Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol), no Butantã, também na Zona Oeste de São Paulo. A etapa seguinte é a formação na Acadepol, onde os aprovados estudam sobre criminologia, tiro ao alvo, investigação, ciência, tecnologia, gestão de atendimento ao público, direitos humanos, inquérito policial e outros tópicos. Após o fim do curso, os novos policiais vão atuar em todo o estado.