Dono da Hurb descumpre medidas cautelares após prisão
19/08/2025, 12:34:11Ministério Público protocolou denúncia à Justiça
Uma denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) relata que João Ricardo Mendes, criador e ex-CEO da empresa de passagens aéreas Hurb, descumpriu medidas cautelares pouco depois de sair da cadeia utilizando tornozeleira eletrônica. As informações foram viguladas pelo O Globo e confirmadas pelo Portal iG.
A Justiça registrou que uma credora da Hurb tentou citar Mendes em um processo por meio de carta, mas recebeu dos Correios a informação de que o empresário não residia mais no endereço fornecido ao tribunal. A tentativa foi feita no último dia 31, quando Mendes já havia sido solto e usava tornozeleira eletrônica.
O MPRJ pediu à 32ª Vara Criminal do Rio de Janeiro que se certifique se o réu está cumprindo as medidas cautelares e intime sua defesa para prestar esclarecimentos.
Medidas cautelares
O fundador da Hurb deixou a prisão no último dia 11 com medidas cautelares a serem cumpridas, como o uso de tornozeleira eletrônica e a determinação de manter os dados pessoais atualizados na Justiça, o que inclui endereço residencial.
O empresário de 44 anos foi preso em maio deste ano por suspeita de furto de obras de arte de um hotel e de um escritório de um shopping de luxo, no Rio de Janeiro. A justiça revogou sua prisão preventiva após quase três meses em cárcere.
Na peça, a Justiça pediu perícia para avaliar a sanidade mental de João Ricardo, já que a defesa dele alegou que o réu é \"psicótico maníaco-depressivo\" e não sabia o que estava fazendo quando cometeu o crime.
Ele também é réu em outro processo criminal, no qual responde por estelionato durante a atuação como CEO da Hurb. O Portal iG pediu à empresa de viagens um posicionamento sobre o caso e aguarda resposta.