Clínica veterinária e loja agropecuária interditadas em Alagoas

Clínica veterinária e loja agropecuária interditadas em Alagoas

Clínica veterinária e loja agropecuária interditadas em fiscalização

Um prédio onde funcionava uma clínica veterinária e um comércio de produtos agropecuários foram interditados nesta segunda-feira (18) durante a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), em São José da Tapera, interior de Alagoas. Na clínica, fiscais encontraram o chão sujo de sangue e o acondicionamento irregular de resíduos de serviços de saúde.

No térreo do prédio, a equipe de Produtos Perigosos da FPI flagraram a venda de cinco recipientes com agrotóxicos dentro de um estabelecimento que comercializava produtos agropecuários. Essa não é a primeira vez que a loja foi denunciada. Em abril deste ano, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) interditou o comércio após constatarem a venda de produtos com agrotóxicos. Na época, o proprietário do local ficou como fiel depositário.

Os técnicos da equipe Produtos Perigosos da FPI constataram que as cirurgias da clínica eram realizadas em ambiente de consultório, sem a estrutura adequada de um centro cirúrgico, colocando em risco a vida dos animais. O chão do local também estava sujo de sangue, o que indica que um procedimento cirúrgico foi feito no local. O empreendimento também deixou de apresentar médico-veterinário responsável técnico, conforme exige a legislação.

Além disso, gazes e algodões contaminados com sangue foram encontrados dentro de sacolas plásticas e misturados no lixo comum. Ampolas de medicamentos estavam armazenadas de forma irregular, dentro de potes de vidro. A clínica e a casa agropecuária foram autuadas e emitidos termos de fiscalização e constatação, além de termos circunstanciados de ocorrências em desfavor dos estabelecimentos.