Atenção Primária em Penedo apresenta indicadores positivos
14/08/2025, 15:35:05Highlights do Seminário de Atenção Primária à Saúde
Recentemente, os governos federal e estadual realizaram um Seminário da Atenção Primária à Saúde em Maceió. A programação abrangeu a apresentação de resultados dos serviços de saúde prestados à população nos 102 municípios de Alagoas. Os dados coletados até julho deste ano pelo e-SUS e pelo Sistema de Informação em Atenção Primária à Saúde (Siaps) mostram que a administração de Ronaldo Lopes e Valdinho está cumprindo com as necessidades da população de forma eficaz.
Dados Positivos e Indicadores de Saúde
O programa denominado "Mais Acesso à Atenção Primária em Saúde", implementado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atingiu o nível mais alto em uma escala que considera quatro níveis de avaliação: regular, suficiente, bom e ótimo. De acordo com o Ministério da Saúde, essa iniciativa busca garantir que um maior número de pessoas tenha acesso aos serviços de saúde nas unidades básicas, que servem como a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
Avanços nas Avaliações
Nos aspectos relacionados ao Cuidado com a Pessoa com Hipertensão e em quatro de cinco atendimentos em Odontologia, a gestão de Waninna Mendonça obteve a melhor classificação, alcançando a nota de "ótimo". O nível "bom" foi atingido em relação aos cuidados voltados para a população idosa, pessoas diabéticas, gestantes e puérperas. Penedo se destacou, alcançando o 1º lugar em indicadores do programa Previne Brasil.
Debates e Compromissos
O seminário também promoveu discussões importantes sobre os desafios e progressos na área da saúde. Contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça, da Diretora da Atenção Primária da SMS, Monike Damasceno, além do Diretor de Saúde Bucal, Alcides Andrade de Alencar Júnior.
Waninna Mendonça enfatizou a importância do seminário para o fortalecimento da Atenção Primária em Penedo: "Participar deste seminário é reafirmar o compromisso assumido por Ronaldo Lopes com uma Atenção Primária forte, humana e resolutiva. Estar entre os principais indicadores do estado é motivo de orgulho, mas também de responsabilidade." Ela acrescentou ainda que cada dado positivo reflete o cuidado diário das equipes de saúde com a população, e que eventos assim são fundamentais para a troca de experiências e atualização de conhecimentos.
Monike Damasceno também destacou a importância do seminário, afirmando que ele proporciona o aperfeiçoamento das equipes de Atenção Primária, ampliando os cuidados com os usuários e capacitando os profissionais.