Brasil vai propor tarifa para países ricos na COP30

Brasil vai propor tarifa para países ricos na COP30

Proposta de Tarifa na COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (12) que, durante a COP30 (Conferência do Clima) em Belém (PA), programada para novembro, o Brasil pretende apresentar uma proposta de criação de uma tarifa a ser paga por países ricos com o intuito de combater as mudanças climáticas. "Nós queremos, na verdade, que haja justiça ambiental. E a COP, no Brasil, será transformada na COP da verdade", destacou Lula em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, da Band News.

Lula destacou que os países ricos têm uma dívida anual de mais de US$ 1,3 trilhão em função das mudanças climáticas. Ele ressaltou ainda a importância de ouvir os chefes de Estado sobre suas opiniões em relação aos alertas dos cientistas sobre o aquecimento global, afirmando: "Se eles acham que há um problema de aquecimento global ou não. A nossa responsabilidade é de não permitir que haja um aquecimento. Na verdade, já está em curso".

Educação Ambiental e Consciência Social

Lula também enfatizou a necessidade de incluir a educação ambiental no currículo escolar brasileiro. "Eu acho que uma criança aprendendo como é que faz coleta seletiva de lixo pode educar o pai e a mãe", disse ele, fazendo referência a fenômenos climáticos extremos, como neve na Arábia Saudita e chuvas no deserto, que evidenciam a urgência da situação. "É um negócio maluco que está acontecendo no planeta. Eu acho que tem a ver com a irresponsabilidade humana".

Exploração Mineral e Sustentabilidade

Além disso, o presidente anunciou a criação de um conselho que irá discutir a exploração mineral no Brasil, que será subordinado à presidência da República. Segundo Lula, qualquer acordo feito para explorar os recursos minerais do Brasil deverá ser feito com base na produção interna: "Se o Brasil tiver que fazer acordo com o país para explorar algum dos minérios que nós temos aqui, isso terá que ser produzido aqui no Brasil". Ele criticou a atual prática de exportar minério de ferro e depois importar produtos industrializados, afirmando que o Brasil precisa conhecer e utilizar 100% do seu território mineral.

O presidente ainda ponderou que potências estrangeiras muitas vezes desconhecem a realidade de quem vive na Amazônia, onde residem 30 milhões de pessoas. Lula defendeu as ações do governo em temas ambientais, que resultaram em uma redução de 50% do desmatamento na Amazônia. "Eu assumi o compromisso de que a gente vai conseguir chegar a desmatamento zero até 2030", garantiu.

Importância da Floresta Tropical

Ele destacou a importância de cuidar da maior floresta tropical do planeta, afirmando que a defesa do meio ambiente está intrinsecamente ligada à qualidade de vida do povo trabalhador: "Embaixo de cada copa de árvore, existe um pescador, um seringueiro, um extrativista, um trabalhador rural, um indígena. Essa gente precisa sobreviver". Lula reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade e a justiça ambiental, deixando claro que o Brasil está pronto para liderar a luta contra as mudanças climáticas na COP30.