Afinal o que JHC vai de fato fazer? Ser ou não ser candidato a governador?

Duscurso de aliado, Júnior Leão, que poderá está sendo o pombo da disórdia, anuncia de novo a candidatuta de JHC ao governo do estado. Tudo muito improvável, mas que deixará um dos dois ferido: o Júnior Leão ou JHC.

Afinal o que JHC vai de fato fazer? Ser ou não ser candidato a governador?

João Henrique Caldas, conhecido como JHC (PL), prefeito de Maceió, confirmou a aliados que vai disputar o governo de Alagoas em 2026. Essa decisão não foi feita publicamente, mas foi considerada definitiva por pessoas próximas.

Foco total no Executivo estadual

O projeto de JHC é claro: o plano principal é governar o estado, e não disputar o Senado. Seu secretário de Governo, Júnior Leão, enfatizou que "se JHC fosse candidato a senador, não precisaria fazer os movimentos políticos que tem feito", indicando que “todos os movimentos apontam em direção ao governo”.

Ampla articulação política

Para viabilizar sua candidatura, JHC buscou alianças estratégicas com lideranças importantes — incluindo Alfredo Gaspar de Mendonça, Arthur Lira, Marx Beltrão, Fábio Costa, Antônio Albuquerque, Cabo Bebeto, Delegado Leonan e a família Pereira, entre outros grupos.

Como entrar no interior?

Sua chapa para 2026 já estaria estruturada: JHC candidato ao governo com Arthur Lira e Eudócia Caldas (sua mãe) como nomes ao Senado. A parceria com Arthur Lira prevê uma troca estratégica: JHC ajuda Lira na capital e ele ajuda JHC no interior do estado.

Mas há controvérsias internas...

Apesar do empenho de JHC, há quem observe que ele possa seguir uma tradição política, comum entre os prefeitos de Maceió, de concluir dois mandatos e não disputar o governo estadual — evitando, assim, confrontar alianças fortes como a dos Calheiros. Há sinais de negociações com o MDB, inclusive para uma possível retirada da candidatura em troca de apoio político.

Dentre estas controvérsias 

Esta seria uma plataforma pronta para caso não houvesse a indicação da sua tia, Marluce Caldas, para a vaga no Superior Tribunal de Justiça – STJ – o que já aconteceu, inclusive com a sua apresentação – sabatina – hoje, quarta-feira, dia 13/08/25, no STJ, o que causou uma reviravolta no quadro descrito acima.

O que chama a atenção nesta quarta-feira é

Porém, na manhã desta quarta-feira, 13/08, volta a cena uma declaração do seu aliado Júnior Leão entre o corpo rígido da campanha de JHC, que ele será sim candidato a governador. Tal fato demonstra quebra de palavra, o que não é comum ao político que mais cresce em aceitação popular em Alagoas, JHC, o que seria determinante para a precipitação do fim da sua bela carreira política.  

Creditos: Professor Raul Rodrigues