Perseidas atinge pico de visibilidade nesta madrugada

Perseidas atinge pico de visibilidade nesta madrugada

A chuva de meteoros Perseidas

O fenômeno astronômico conhecido como chuva de meteoros Perseidas, que está ativo desde 17 de julho, atingirá seu pico de visibilidade na madrugada entre terça (12) e quarta-feira (13). Para aqueles que se encontram na região norte do Brasil, a observação será mais proveitosa, embora o brilho da lua possa apresentar desafios.

As Perseidas são um evento anual que ocorre quando a Terra cruza uma nuvem de fragmentos deixada pelo cometa Swift-Tuttle, localizada na constelação de Perseus, que dá nome ao fenômeno. As informações foram divulgadas pelo portal Olhar Digital.

Como observar?

Apesar da chuva de meteoros ser mais visível no hemisfério norte, é possível desfrutar deste espetáculo astronômico mesmo no Brasil, no hemisfério sul. O horário de pico para visualização acontecerá por volta das 1h30 da manhã de quarta-feira.

As regiões norte e nordeste, mais próximas do hemisfério norte, são as mais indicadas para assistirem à chuva de meteoros. Durante o auge, especialistas estimam que a chuva possa alcançar cerca de 100 meteoros por hora, contanto que o céu esteja completamente escuro.

A influência da Lua

Segundo Marcelo Zurita, colunista do Olhar Digital e presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da BRAMON, o brilho da lua poderá prejudicar a observação das Perseidas. "É importante não criarmos muita expectativa sobre a visão de uma chuva que, geralmente, decepciona os observadores no Brasil. Com a lua cheia, a visibilidade é reduzida para até 25% do número estimado para cada localidade", explica.

Para uma melhor experiência de visualização, ele recomenda que as pessoas observem na direção oposta à lua, procurando o ponto mais escuro do céu, onde a ofuscação causada pela lua será menor. A chuva de meteoros pode ser vista a olho nu, para qualquer pessoa que tenha uma boa visibilidade do céu.