COP30 define temas e datas da conferência em Belém

COP30 define temas e datas da conferência em Belém

Calendário da COP30 em Belém

A presidência da COP30 divulgou o calendário oficial dos dias temáticos para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro de 2025.

A programação será organizada em torno de seis eixos da Agenda de Ação da COP30: energia, indústria e transporte; florestas, oceanos e biodiversidade; agricultura e sistemas alimentares; cidades, infraestrutura e água; desenvolvimento humano e social; e questões transversais. Os debates ocorrerão nas Zonas Azul e Verde da conferência.

O programa se baseia nos seis eixos da Agenda de Ação da COP30, sendo: energia, indústria e transporte; florestas, oceanos e biodiversidade; agricultura e sistemas alimentares; cidades, infraestrutura e água; desenvolvimento humano e social; e questões transversais.

Segundo o presidente da conferência, André Corrêa do Lago, a programação tem como objetivo conectar negociações com impactos reais. "Esses Dias Temáticos representam um ousado convite ao mundo para se unir em Belém e ajudar a moldar o futuro. Cada dia tem como objetivo conectar as negociações ao impacto no mundo real, oferecendo uma plataforma em que a implementação, a equidade e a urgência se encontram", afirmou Corrêa do Lago.

Temas da Programação

  • De 10 a 11 de novembro: adaptação, cidades, infraestrutura, água, resíduos, governos locais, bioeconomia, economia circular e turismo.
  • Nos dias 12 e 13: saúde, empregos, educação, cultura, justiça e direitos humanos, integridade da informação, trabalhadores e o Balanço Ético Global.
  • Entre 14 e 15 de novembro: debates sobre energia, indústria, transporte, comércio, finanças e mercados de carbono.
  • Nos dias 17 e 18: florestas, oceanos, biodiversidade, povos indígenas, comunidades tradicionais e pequenos empreendedores.
  • De 19 a 20 de novembro: alimentação, agricultura, segurança alimentar, e ciência.

Ana Toni, CEO da COP30, destacou o convite à participação ampla: "Queremos que todas as pessoas, como cientistas e estudantes, ministros e prefeitos, ativistas e artistas, vejam onde se encaixam nessa agenda e planejem se juntar a nós em Belém para uma ação coletiva".

Além dos debates, o evento contará com diálogos de alto nível, eventos paralelos, programação cultural e apresentações de implementação, facilitando a coordenação e o engajamento dos participantes na cidade.