Alunos de Alagoas viajam para intercâmbio gratuito na Inglaterra

Alunos de Alagoas viajam para intercâmbio gratuito na Inglaterra

Cem alunos da rede pública de AL embarcam para intercâmbio

Cem alunos do ensino médio da rede pública estadual de Alagoas embarcaram neste sábado (9) para um intercâmbio gratuito na Inglaterra, por meio do programa educacional Daqui pra o Mundo. Entre os selecionados estão estudantes indígenas, quilombolas e de escolas da zona rural e urbana.

O grupo foi dividido em cinco turmas de 20 alunos, que vão se espalhar por Oxford, Canterbury, Worthing, Brighton e Bournemouth. O ponto de partida será a Brunel University of London, onde ficarão na fase inicial do programa. Além dos estudantes, cinco professores/monitores acompanham a viagem.

Mirelly Vitória, 18 anos, aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Alcides Andrade, em Penedo, foi a única da escola e a segunda da cidade ribeirinha selecionada pelo programa. “Será uma experiência singular. Conhecer um novo país e uma nova cultura, além de desenvolver maior independência. E uma oportunidade de aprender outras abordagens, uma vez que estaremos em um país com cultura, pessoas e métodos de ensino distintos. Creio que agregará significativamente à minha vida”, disse a estudante.

Ana Luísa, 16 anos, aluna do segundo ano do ensino médio do Colégio Tirantes, em Maceió, foi ao Aeroporto Zumbi dos Palmares acompanhada da mãe, Sulamita Buarque. “Somente agora, estando no aeroporto, a ficha caiu. Porque anteriormente eu sentia que não havia assimilado a situação. Agora é um momento diferente, com uma nova perspectiva. Nunca viajei nem para outro estado, então é a primeira vez que viajo de avião. A expectativa é grande mesmo, gigantesca”, afirmou a estudante.

A mãe de Ana Luísa revelou que estava nervosa com a despedida da filha, mas sabia que era para o bem do futuro dela. “Fazemos o nosso melhor, preparamos tudo, mas o coração permanece apreensivo ao saber que ela estará tão distante e não poderemos estar por perto para protegê-la. Contudo, há um imenso orgulho, muito orgulho”, disse.

O governador em exercício Ronaldo Lessa afirmou que o objetivo do programa é incentivar o protagonismo juvenil e preparar os estudantes para o mercado de trabalho globalizado. “Esses alunos vão para lá, levam a nossa cultura, divulgam a nossa língua e também aprendem”, disse Lessa.

A secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, falou sobre os critérios de escolha dos estudantes contemplados pelo programa de intercâmbio educacional. “O edital exige que o aluno não tenha sido reprovado nos últimos dois anos, tenha nota 8 em português e matemática, e frequência de 80%. A segunda etapa é uma prova de inglês. Depois, ofertamos um curso intensivo para que estejam mais preparados”, disse.