Eduardo Leite aponta Bolsonaro como responsável por tarifaço de Trump

Eduardo Leite aponta Bolsonaro como responsável por tarifaço de Trump

Eduardo Leite critica família Bolsonaro


O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), afirmou que a família Bolsonaro é a principal responsável pela sobretaxa aplicada pelos Estados Unidos às importações do Brasil. "A responsabilidade maior está na família Bolsonaro, não há dúvidas disso. Eles mesmo avocam", destacou Leite durante sua saída do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), onde se encontrou com o vice-presidente, Geraldo Alckmin.

Contribuições ao ambiente diplomático


O governador também ressaltou que declarações do presidente Lula contribuíram para um ambiente de animosidade, o que não favorece a diplomacia brasileira. Em relação ao Canadá, Leite comentou que o governo canadense tem sido alvo de críticas do presidente Trump, mas respondeu de forma digna: "Firmeza não tem relação com grosserias, ataques".

Reunião com Geraldo Alckmin


Ao ser questionado, Leite isentou Alckmin das críticas, elogiando seu esforço. Eles se reuniram com o objetivo de discutir alternativas para ajudar as empresas do Rio Grande do Sul que serão prejudicadas pelas tarifas americanas. Segundo o governador, muitos setores estão sentindo o impacto, principalmente a indústria de armas, produtos de metal, calçados, couros e produtos de madeira.
"Há uma busca por nova lista de exceções e a expectativa é de que possam incluir mais produtos", declarou Leite. Ele ainda citou o caso das armas e munições como um tema que merece especial atenção, afirmando que Alckmin tem conversado com o secretário de Comércio dos Estados Unidos em busca de novas exceções ou até mesmo uma revisão das tarifas.