CRB monitora transferência de Firmino para o Catar
06/08/2025, 11:33:59Mecanismo de solidariedade: CRB monitora transferência de Firmino e aguarda informações da Fifa
A transferência de Roberto Firmino do Al-Ahli, da Arábia Saudita, para o Al-Saad, do Catar, deve render recursos para o CRB. Ele foi revelado nas categorias de base do Galo, e o clube monitora a negociação para saber se tem direito ao percentual do mecanismo de solidariedade da Fifa, que destina parte do valor de transferências internacionais de jogadores para os times considerados formadores.
No total, esse percentual é de 5%, dividido pelos clubes que o atleta passou dos 12 aos 23 anos.
Advogada do CRB, Anielly Wanderley explicou ao ge como o departamento jurídico tem acompanhado a situação.
— Primeiro, a gente precisa saber como foi a transferência. Se foi venda. Caso tenha sido venda, o CRB, como um dos clubes formadores do jogador, tem direito a um percentual. Então, a gente aguarda a notificação da Fifa, o que não tem prazo para acontecer - disse a advogada, continuando:
— Estamos com um advogado especialista nesse tipo de transação atuando, mas não temos informação oficial. Como os contratos têm cláusulas de confidencialidade, somente a Fifa pode passar qualquer informação oficial.
O ge entrou em contato com o estafe de Firmino, que confirmou a venda para o clube do Catar, mas não revelou valores.
Essa pode ser a segunda vez que o CRB recebe valores por uma negociação de Roberto Firmino. Em 2015, o atacante trocou o Hoffenheim pelo Liverpool.
Segundo o presidente do Galo à época, Marcos Barbosa, o clube recebeu cerca de R$ 1,1 milhão pela negociação do jogador com a equipe inglesa. Em 2015, o jornal The Guardian e a BBC informaram que o valor da venda de Firmino ficou em cerca R$ 140 milhões.