Coleta de DNA para encontrar pessoas desaparecidas
05/08/2025, 16:33:47Campanha Nacional de Coleta de DNA em Alagoas
A coleta inicia nessa terça-feira (5) e vai até 15 de agosto. É necessário levar um Boletim de Ocorrência que comprove o desaparecimento.
A Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas de 2025 está coletando amostras de material genético de familiares de pessoas desaparecidas em Alagoas. Esta é a terceira edição da campanha da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) e tem como objetivo criar uma rede de dados compartilhados para ajudar a localizar pessoas desaparecidas, incluindo aquelas em situação de vulnerabilidade social.
Para participar da coleta, é fundamental levar o Boletim de Ocorrência que comprove o desaparecimento, documento que pode ser obtido em qualquer delegacia ou através da delegacia virtual. A coleta de material genético será realizada nos municípios de Maceió e Arapiraca, especificamente no Instituto Médico Legal (IML).
O fornecimento do material genético é um processo indolor. Os familiares podem trazer diversos tipos de material genético das pessoas desaparecidas, como fio de cabelo, escova de dente ou cordão umbilical. Na prioridade para a coleta, estão os descendentes e ascendentes, seguidos pelos irmãos. Importante destacar que aqueles que já doaram material genético em outras edições da campanha não precisam participar novamente.
Essa iniciativa é crucial para ajudar a formar um banco de pesquisa que contribuirá para a localização de pessoas desaparecidas em todo o Brasil. Participe e ajude a fazer a diferença na busca por entes queridos que estão desaparecidos.