Inscrições para vestibular da Unicamp começam hoje

Inscrições para vestibular da Unicamp começam hoje

Inscrições Abertas para o Vestibular

Estão abertas a partir desta sexta-feira (1º) as inscrições para o vestibular 2026 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das principais do país. O prazo vai até 1º de setembro. As provas da primeira fase serão realizadas em 26 de outubro. A segunda fase, que terá algumas mudanças, acontecerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. A primeira lista de aprovados será divulgada em 23 de janeiro de 2026. O vestibular tradicional vai selecionar alunos para 2.520 vagas na universidade. Ao todo, serão 3.368 vagas regulares, mas as 848 restantes serão preenchidas por outras formas de seleção, como o Provão Paulista.

Processo de Inscrição

Para se inscrever no vestibular, é necessário acessar o site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). É possível fazer a prova em 31 cidades do estado de São Paulo e outras seis capitais brasileiras, incluindo Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.

Provas de Habilidades Específicas

Candidatos a algumas carreiras – música, arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e design – precisam realizar uma prova de habilidades específicas. No caso da música, a prova será feita de forma virtual, em setembro; para os outros cursos, as provas serão em dezembro, após a segunda fase.

Mudanças na Segunda Fase

O vestibular deste ano traz uma mudança na segunda fase, que terá duas questões a menos do que os processos seletivos anteriores. Essa etapa será discursiva (“aberta”), ou seja, os candidatos precisam escrever as respostas. Segundo o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, a intenção da redução é tornar a prova menos exaustiva, permitindo que os candidatos tenham mais tempo para ler os enunciados e articular as informações solicitadas.

Detalhes das Provas

Com a mudança, as provas do segundo dia da segunda fase trarão as seguintes quantidades de questões nas áreas específicas do conhecimento: ciências humanas e artes contará com 5 questões de história, 5 de geografia, 1 de filosofia e 1 de sociologia; ciências da natureza terá 7 questões de biologia e 5 de química; e ciências exatas e tecnológicas incluirá 5 questões de física e 5 de química. O restante da segunda fase será mantido como nos outros anos, assim como a primeira fase.