Hospital de Alagoas amplia diagnóstico cardiológico com tecnologia
31/07/2025, 04:33:40Hospital do Coração de Alagoas: um avanço em diagnósticos
Mais de 1.500 exames são realizados mensalmente, com destaque para o ecocardiograma transesofágico, um diferencial da unidade.
Para o diagnóstico preciso de doenças cardiovasculares, o Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, assegura para a população os principais exames cardiológicos. Em média, por mês, são realizados 1.500 exames, entre ecocardiogramas, testes ergométricos e eletrocardiogramas, que são importantes para fechar o diagnóstico dos problemas cardíacos apresentados pelos pacientes.
O ecocardiograma, por exemplo, é um exame de ultrassom do coração, que produz imagens detalhadas da estrutura e função cardíaca. Ele é usado para avaliar o tamanho, forma, espessura e movimento das estruturas cardíacas, bem como o fluxo sanguíneo e a função das válvulas.
De acordo com o coordenador do Centro de Diagnóstico de Exames Cardiológicos do Hospital do Coração Alagoano, o cardiologista Pedro Albuquerque, além do ecocardiograma tradicional, a unidade também realiza o eco transesofágico.
"Ele é um grande diferencial e trata-se de um procedimento mais complexo, que precisa de sedação e de um preparo do paciente, onde uma sonda é introduzida no esôfago para obter imagens mais detalhadas", acrescenta o profissional.
Além do ecocardiograma, são ofertados o teste ergométrico e o eletrocardiograma. O teste ergométrico, também conhecido como teste de esforço, é um exame médico não invasivo que avalia a resposta do coração e do sistema cardiovascular durante o exercício físico. Já o eletrocardiograma registra a atividade elétrica do coração, por meio de eletrodos fixados na pele.
Esses exames podem identificar várias doenças cardiovasculares, como infarto, arritmia, insuficiência, problemas nas válvulas ou câmaras, estenose e alterações na pressão arterial.
"É uma grande felicidade poder ofertar esses exames para a população alagoana que, historicamente, teve muita dificuldade de acesso a esses procedimentos gratuitos", afirma o cardiologista Pedro Albuquerque.
Para ter acesso aos exames, as unidades de saúde, como hospitais, secretarias municipais de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e postos de saúde devem marcar pelo Sistema de Regulação (Sisreg). Para isso, é necessário apresentar a solicitação médica e os dados do paciente, como comprovante de residência, Cartão SUS e documento de identificação com foto.