CBF inclui VAR na Série D e adia Série E

CBF inclui VAR na Série D e adia Série E

A CBF e a implementação do VAR na Série D

A Série D do Campeonato Brasileiro receberá uma importante novidade a partir das oitavas de final deste ano. O presidente do ASA e representante dos clubes da Quarta Divisão, Rogério Siqueira, informou que, durante uma reunião na sede da CBF, foi anunciado o uso do árbitro de vídeo (VAR) na competição. Siqueira afirmou: "Para essa fase (segunda) não será possível, mas, a partir das oitavas de final, teremos VAR".

Discussão sobre a criação da Série E

Rogério Siqueira também comentou sobre a proposta de criação da Série E, que ainda está sendo analisada pela CBF. Ele destacou que a decisão sobre a ampliação da Série D ou a criação da nova divisão deverá ser divulgada em um prazo de 90 dias. O dirigente expressou otimismo em relação à proposta: "Nós que fazemos a Série D nos sentimos incluídos no contexto do futebol brasileiro".

Propostas em discussão na CBF

No encontro, duas propostas estavam sobre a mesa: a ampliação da Série D para 96 clubes ou a criação da Quinta Divisão Nacional. A nova estrutura pode ser um marco importante para o futebol brasileiro a partir de 2028, consolidando calendários anuais para 144 clubes. Até 2026, a Série D se manterá com seus 64 clubes, enquanto a proposta de Série E prevê um modelo similar.

Possíveis mudanças a partir de 2027

As sugestões discutidas incluem:

  • Proposta 1: Criação da Série E
  • Este modelo prevê a inclusão de 144 clubes no futebol brasileiro, com a Série E subdividida em 64 equipes.

  • Proposta 2: Ampliação da Série D
  • Esta sugestão foca em aumentar a Série D para 96 clubes, permitindo que mais times façam parte do calendário nacional.

A discussão sobre os critérios de classificação para a eventual Série E, ou uma Série D ampliada, ainda está em andamento, e a CBF planeja levar em conta os feedbacks dos clubes durante esse processo decisório.