Prefeito do México contrai casamento inusitado com jacaré

Prefeito do México contrai casamento inusitado com jacaré

Cerimônia Cultural Inusitada

No sul do México, uma cerimônia incomum ganhou repercussão após ser registrada em vídeo: o prefeito de San Pedro Huamelula, Daniel Gutierrez Pena, se casou simbolicamente com um jacaré fêmea. A tradição, que remonta a mais de dois séculos, é celebrada anualmente com o objetivo de garantir fartura e harmonia para a comunidade local.

“Este casamento é o momento mais importante das festividades em homenagem ao nosso santo padroeiro. Ele representa a aliança entre dois povos. É algo único no mundo”, declarou o prefeito durante o evento, realizado no dia 30 de junho.

O Significado do Jacaré

Na encenação do ritual, o réptil veste trajes de noiva e simboliza a princesa Huave, figura central em uma antiga lenda indígena. Segundo a história, a união entre a princesa Huave e o rei Chontal (papel representado pelo prefeito) teria encerrado um conflito entre seus povos ancestrais.

Respeito e Reverência

DURANTE A CELEBRAÇÃO, O ANIMAL, QUE TEM A BOCA AMARRADA POR SEGURANÇA, É TRATADO COM REVERÊNCIA. Batizada de Miguelana Estela del Mar Zavaleta Ramirez, a jacaré foi carregada pelas ruas e até dançou nos braços do “noivo”, que selou o matrimônio com um beijo cerimonial.

Tradições que Perpetuam

A tradição é levada a sério pelos moradores da pequena cidade no estado de Oaxaca. Em 2023, o então prefeito Víctor Hugo Sosa também cumpriu o ritual. O casamento com o jacaré é considerado um símbolo de fertilidade, abundância e conexão entre as culturas indígenas da região.