Crescimento de Síndromes Gripais em Alagoas Alerta para Vacinação

Crescimento de Síndromes Gripais em Alagoas Alerta para Vacinação

Entenda o que é a síndrome respiratória grave

Um recente levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) revelou que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) dobraram em Alagoas durante os primeiros 15 dias de julho de 2025. No total, foram registradas 127 notificações em todo o estado, sendo 58 delas em Maceió. Comparando com o mesmo período de 2024, quando ocorreram 63 registros, esse aumento é alarmante, especialmente considerando o número de 29 casos na capital.

A pneumologista Rita Silva explica que a síndrome ocorre quando o vírus da gripe compromete os pulmões, resultando em dificuldades respiratórias. "O sintoma mais comum na síndrome respiratória aguda é a tosse e o desconforto respiratório e isso já é substancial, já é necessário que o paciente procure uma unidade de emergência quando ele tem desconforto respiratório, quando ele tem falta de ar, tosse persistente e provavelmente baixa de saturação de oxigênio", orienta a médica.

Aumento da procura nas emergências

Atualmente, as emergências dos hospitais em Maceió estão lidando com um número excessivo de pacientes, em grande parte devido ao crescimento de sintomas respiratórios. Essa situação pode ser atribuída ao período chuvoso, que aumenta a circulação de vírus como o influenza, rinovírus e o próprio coronavírus, desencadeando quadros de SRAG.

Grupos mais vulneráveis

As crianças menores de cinco anos, especialmente aquelas com até dois anos, idosos a partir dos 60 anos e pessoas com doenças crônicas são as mais afetadas pela síndrome. "Nas crianças menores de dois anos de idade, o sistema imunológico ainda não está totalmente formado e amadurecido por isso que eles são mais suscetíveis. Já os idosos acima de 60 anos têm o sistema imune um pouco mais senil, um pouco mais envelhecido, e por isso eles são mais suscetíveis a desenvolver forma grave da gripe. Além disso, as pessoas que têm alguma doença crônica ou alguma doença inflamatória têm risco de desenvolver uma síndrome respiratória aguda", explicou a médica.

A Importância da Vacinação

Um dos fatores principais para o aumento dos casos de SRAG é a baixa cobertura vacinal contra a gripe em Alagoas. "A vacinação contra a gripe, contra o influenza e também contra a Covid são estratégias muito eficazes na prevenção. Elas ajudam a não evoluir para uma síndrome respiratória aguda e você não transmitir o vírus para outra pessoa", afirma a especialista. Ela ainda destaca que pequenas mudanças nos hábitos podem fazer a diferença, como o uso de máscaras em locais lotados, a higiene adequada das mãos e evitar tocar os olhos, nariz e boca.

Dicas para a população

Se houver qualquer desconforto respiratório ou queda na oxigenação, isso é um sinal preocupante, pois a SRAG é uma forma grave da gripe comum.

Locais de vacinação em Maceió

  • Maceió Shopping: de segunda a sábado, das 13h às 21h e no domingo, das 12h às 20h
  • Mercado do Benedito Bentes: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; aos sábados, das 8h às 14h; e no domingo, das 8h às 12h
  • Pátio Shopping: de segunda a sábado, das 13h às 21h e no domingo, das 12h às 20h
  • Residencial Maceió I, na Cidade Universitária: de segunda a sábado, das 8h às 20h

Essas informações foram fornecidas pela Secretaria de Saúde de Maceió/AL, e reforçam a necessidade de redobrarmos a atenção para a vacinação e a saúde pública.